Brasil
Acesso à Informação

Vacina: saúde, direito e cidadania

01/08/2018

Fique atento ao calendário nacional de vacinação: cientistas do IOC/Fiocruz reforçam a importância de estar com as doses em dia

A partir do dia 6 de agosto, o Ministério da Saúde promoverá a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que vai reforçar a proteção de crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra essas doenças. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo — ambas já eliminadas no Brasil. Para mobilizar a sociedade da importância de vacinar, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) preparou um vídeo, mostrando como cientistas e cidadãos estão juntos nessa missão.

Especialistas do IOC que trabalham nos laboratórios para combater agravos, lembram que a melhor forma de prevenção já existe: a vacinação. Aliadas da população na prevenção de adoecimentos e mortes, as vacinas têm a missão de proteger o corpo humano, já que “ensinam” o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que desafiam a saúde pública. 

No vídeo, os pesquisadores destacam que, além de se proteger, quem se vacina contribui para reduzir a circulação dos agentes causadores de doenças. Assim, os imunizantes beneficiam a população como um todo – incluindo pessoas que tenham algum tipo de restrição ao uso da vacina, como alergias ou doenças imunes.

Associada a esta discussão, o Portal de Periódicos Fiocruz traz um artigo sobre a não-vacinação infantil, publicado na revista Cadernos de Saúde Pública.

Vacinação no SUS

A população brasileira tem acesso gratuito às vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo imunizantes para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, são 17 vacinas que combatem mais de 20 doenças. Febre amarela, poliomielite, gripe, sarampo, rubéola, rotavírus, coqueluche, meningite, tuberculose e hepatites são alvos do calendário de vacinação brasileiro, com oferta no Sistema Único de Saúde (SUS) em cerca de 40 mil unidades básicas de saúde em todo o país. #VacinarÉProteger!

Por isso, ao longo da campanha do Ministério da Saúde, o Portal de Periódicos Fiocruz publicará conteúdos das revistas científicas sobre sarampo, poliomielite e vacinação. Fique ligado!


Fonte: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz), com informações do site do Ministério da Saúde

Autoria: 
Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.