Brasil
Acesso à Informação

Uma biblioteca para Oswaldo Cruz

09/01/2018
Acervo digital reúne vida e obra de um dos maiores cientistas e sanitaristas do Brasil e do mundo
Por COC/Fiocruz | Foto: Peter Ilicciev

Perfil biográfico. Trajetória científica. Objetos museológicos. Correspondências. Bibliografia. O maior acervo já reunido sobre a vida e a obra de Oswaldo Cruz (1872-1917) está disponível agora a apenas alguns cliques de distância: na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz. A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugurou o acervo que oferece a pesquisadores, estudantes e curiosos em geral uma plataforma digital inovadora, que marca o centenário da morte do cientista e celebra sua imensa contribuição para a pesquisa científica. 

Até o momento, a biblioteca virtual multimídia abriga 239 imagens, 159 correspondências, 11 vídeos e seis músicas, além de linha do tempo e outros textos de referência e material de apoio. Todo o conteúdo é oferecido em português e inglês, com o objetivo de ampliar o acesso do público internacional à obra do cientista.

A nova plataforma é sucessora da primeira biblioteca virtual sobre Oswaldo Cruz, lançada no início dos anos 2000. Coordenadora do primeiro e do atual projeto, Ana Luce Girão recorda o esforço da equipe para atualizar e repensar a organização do conteúdo, a partir de novas perspectivas tecnológicas e metodológicas. “O arquivo de Oswaldo Cruz foi organizado em 2000. A gente já teve para esse projeto acesso a uma documentação descrita, organizada e seriada. Isso permitiu uma visão mais ampla do nosso personagem”, explicou a pesquisadora.

Além de informações sobre a vida pessoal e trajetória científica de um dos maiores cientistas brasileiros do século 20, que estão sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz, o novo site também apresenta material inédito, como correspondências do pesquisador, seja para os seus familiares, seja para colegas cientistas contemporâneos no Brasil e no exterior. O acervo com as cartas de Oswaldo Cruz foi reforçado nos últimos anos, a partir da doação de material de seus herdeiros.

Para saber mais, leia a matéria completa.