Brasil
Acesso à Informação

Trabalho, Educação e Saúde lança o primeiro fascículo de 2016

04/02/2016

Nesta edição, destacam-se temas como a formação do Estado social português, a XV Conferência Nacional de Saúde e a política nacional de saúde mental

Por Paulo Guanaes

 

Na primeira edição do ano de Trabalho, Educação e Saúde, revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a pesquisadora portuguesa Raquel Varela, da Universidade Nova Lisboa, analisa no ensaio a formação do Estado social português, nascido dos processos revolucionários e contrarrevolucionários pós-ditadura salazarista. No editorial, Gastão Wagner faz uma síntese crítica da XV Conferência Nacional de Saúde. Na entrevista, Domingos Sávio, ex-diretor da Colônia Juliano Moreira, discute os riscos de retrocesso na política nacional de saúde mental, abertos pela polêmica nomeação do atual coordenador dessa área do Ministério da Saúde.

Ainda nesta edição, são abordados temas como a interdisciplinaridade nas áreas de Saúde Coletiva e de Farmácia, os desafios da educação profissional numa escola técnica do SUS, o modelo da unidade de saúde familiar de Portugal, as relações entre espiritualidade e saúde, e a atuação do enfermeiro na educação de adultos no campo da saúde.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.