Brasil
Acesso à Informação

Semana Internacional do Acesso Aberto (19/10 a 25/10)

19/10/2015

Fiocruz participa da iniciativa, divulgando ações que integram sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento

Por Flávia Lobato (Portal de Periódicos da Fiocruz)*

 

Entre 19/10 e 25/10, acontece a 7ª edição da Semana Internacional do Acesso Aberto. Nos próximos dias, instituições em todos os continentes vão fortalecer o movimento de acesso aberto (Open Access, em inglês), que se refere à livre disponibilidade de conteúdo digital, de caráter científico, a qualquer usuário (saiba mais no infográfico).

O objetivo do evento internacional é estimular a difusão de iniciativas e projetos no domínio do acesso livre ao conhecimento, facilitando a disponibilização de resultados científicos e/ou acadêmicos em repositórios institucionais, e também incentivando a publicação de revistas científicas em acesso aberto.

Neste período, a Fiocruz promoverá ações que fortalecem sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento (instituída em março de 2014, veja o vídeo). Destacam-se os lançamentos da fanpage do seu Repositório Institucional, o Arca, na quarta-feira (21/10), e do Jogo do Acesso Aberto, na quinta (22/10). Além disso, uma série de conteúdos interessantes sobre o assunto ganha espaço, como: entrevistas,  parcerias como a do Portal SciELO Livros e a Editora Fiocruz, uso de instrumentos no campo da educação (recursos educacionais abertos), participação em fóruns relacionados ao movimento AA, e artigos do Portal de Periódicos – esta plataforma de conhecimento que integra as sete revistas científicas editadas pela Fundação.

Mais informações
Página do Acesso Aberto no Portal Fiocruz: http://portal.fiocruz.br/acessoaberto
Repositório Institucional Arca: http://www.arca.fiocruz.br/
Site da Semana Internacional de Acesso Aberto: http://www.openaccessweek.org/

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e do Portal Fiocruz

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.