Brasil
Acesso à Informação

Sarampo de volta: artigo relata a primeira sequência completa do genoma de um vírus do tipo selvagem

01/04/2019

Pesquisadores da Fiocruz Amazônia, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima publicaram os resultados nas Memórias do IOC

Por Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

 

O sarampo está de volta. O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil perderá o certificado de erradicação do sarampo, após diversas confirmações de casos da doença. O documento tinha sido concedido em 2016, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Apenas no ano passado, foram registrados 10 mil novos casos da doença, especialmente no Amazonas e em Roraima.

A revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (v.114, fev/2019) publicou um artigo com a primeira sequência completa do genoma de um vírus do sarampo, do tipo selvagem, relatado na América Latina. Em inglês, o artigo é intitulado Molecular characterisation of the emerging measles virus from Roraima state, Brazil, 2018.

Assinado por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, o sequenciamento completo do genoma foi isolado de um vírus do sarampo, genótipo D8, obtido diretamente de uma amostra de urina na cidade de Boa Vista, em Roraima.

Os pesquisadores fizeram a reconstrução filogenética e agruparam o genoma, descrito no estudo, com o de amostras da Austrália, Coréia do Sul e Itália. De acordo com os autores, os dados presentes no artigo fortalecem o conhecimento atual sobre a epidemiologia molecular do sarampo em todo o mundo.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.