Brasil
Acesso à Informação

Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS Universal

15/10/2015

Em editorial na revista CSP de agosto, presidente do Abrascão 2015 reflete sobre o tema do congresso

Por Cadernos de Saúde Pública

 

A revista Cadernos de Saúde Pública (vol. 31, n.8, ago/2015) traz Editorial escrito pelo professor Elias Rassi Neto do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás. Elias foi o presidente do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Pública, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em seu texto, ele aponta como o momento político vivido pelo Brasil desde 2013 - junto com o resgate das bandeiras do movimento da reforma sanitária - definiram o tema desse congresso: Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS Universal.

O mesmo clima político é percebido no artigo da Seção Perspectivas, de Marisa Palácios e Sergio Rego "A Proposta de Regulamentação Ética da Pesquisa Clínica Apresentada ao Senado Brasileiro Não Interessa aos Participantes de Pesquisa". Um parágrafo do artigo resume o problema: "Mas a sociedade brasileira não pode permitir que todo o processo de testagem desses medicamentos em humanos seja feito sem a proteção adequada, ao sabor dos interesses dos que não são, eles próprios, participantes da pesquisa. Quem deve orientar a sociedade sobre os riscos do tabagismo? A indústria do fumo? E sobre os riscos associados ao uso do álcool? A indústria de bebidas? E sobre alimentação saudável? A indústria do fast-food?" (p. 1.584).

A seção Revisão traz outra questão importante, registrando que mais de 50 mil cirurgias bariátricas já foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também é objeto de artigos voltados para avaliação de custos de procedimentos e programa de distribuição de medicamentos.

Além disso, grandes estudos epidemiológicos estão presentes nos Cadernos: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE); estudo longitudinal Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (Sabe); e o primeiro Estudio Uruguayo de Salud Oral. Este número da revista também trata de HIV/Aids, câncer, saúde dos trabalhadores rurais, saúde indígena, violência doméstica e atividade física. 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.