Brasil
Acesso à Informação

A saúde coletiva em movimento: Abrascão é tema de editorial dos Cadernos de Saúde Pública

11/04/2018

O periódico convoca a todos para o grande congresso, que acontecerá em julho na Fiocruz

Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)* | Foto: George Magaraia (Abrasco)

De 26 a 29 de julho será realizado o 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. O evento, que acontece este ano na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, trabalha com o lema Defender o SUS, os Direitos Sociais e a Democracia. A edição de fevereiro da revista Cadernos de Saúde Pública convocou a todos para o grande evento, em editorial nomeado Saúde Coletiva em Movimento: XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 

Quem assina o editorial da publicação é o presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos. Ele afirma que o Brasil vive um período histórico difícil, de instabilidade política, ataque sistemático aos direitos sociais e trabalhistas, às políticas e às universidades públicas, e cortes no orçamento, inclusive para a ciência e tecnologia. Para ele, a crise do país é também resultado da postura inadequada de partidos políticos e de movimentos sociais que tiveram papel decisivo na constituição do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para se repensar o Brasil se faz necessário refletirmos sobre a organização e práticas da reforma sanitária, das entidades de representação e dos movimentos sociais como um todo.”

Segundo Gastão, a Abrasco tem atuado a partir deste entendimento, buscando radicalizar e aperfeiçoar a democratização do Estado, da sociedade. "A construção do Abrascão 2018 vem ocorrendo dentro desse espírito: operamos com as diretrizes da inclusão e da diversidade e, com essa finalidade, tratamos de ampliar a interferência dos associados, dos Grupos Temáticos (GT), das Comissões, de estudantes, trabalhadores do SUS, pesquisadores, movimentos sociais, na definição dos rumos da Abrasco e da organização do Abrascão", pontua. 

Saiba mais sobre o evento e prepare-se! Acesse o site da Abrasco.

 

*Com informações da ENSP/Fiocruz.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.