Brasil
Acesso à Informação

Revista Visa em Debate passa a ser indexada na Lilacs

30/06/2015

Lilacs é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe

Por Comunicação INCQS/Fiocruz

A revista Visa em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, foi aceita para indexação na coleção Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), a partir do número 3 de 2015, a ser lançado em agosto. A Lilacs é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe.

O editor científico André Luis Gemal comenta que o financiamento permanente é um dos fatores determinantes para a sobrevivência de um periódico científico. “O apoio de uma instituição é fundamental para os primeiros anos de vida da revista. A indexação, que é pré-requisito para reduzir sua dependência, está atrelada a vários anos de publicização. Assim, a indexação da Visa em Debate na Lilacs é um passo importante”, diz ele, lembrando que a revista foi criada em 2012.

As editoras executivas celebram a conquista, destacando outros dois aspectos. “Recebemos com alegria o comunicado de mais uma indexação. Essa notícia reforça a confiança da equipe e nos mostra que estamos no caminho certo rumo à consolidação da Visa em Debate”, diz Isabella Delgado. Para Daniella Guimarães, ao favorecer o acesso ao conhecimento em vigilância sanitária, aumentando a visibilidade e disponibilidade desse periódico nos demais países da América Latina e do Caribe, a revista fortalece sua missão.

Palavras-chave: 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.