Brasil
Acesso à Informação

Revista Fitos está com inscrições abertas para trabalhos científicos sobre inovação e biodiversidade

16/08/2016

Iniciativa integra o 1º Seminário Internacional da RedesFito, que contará com a participação de sociólogo e filósofo Edgar Morin, e do economista François Chesnais

Por Alexandre Matos (Farmanguinhos/Fiocruz) | Foto: Divulgação

 

Até o dia 15/9 estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos científicos para o 1° Seminário Internacional das RedesFito: Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade. O evento, que acontece em outubro, contará com a participação de sociólogo e filósofo Edgar Morin e do economista François Chesnais. Na ocasião, serão debatidos temas como a complexidade do mundo atual e a emergência de um novo paradigma para a inovação; o papel das políticas de ciência, tecnologia e inovação na perspectiva da sustentabilidade; a importância da ciência aberta e também a do trabalho em rede para o diálogo entre biodiversidade e biotecnologia. Serão apresentados, ainda, dois projetos estruturantes com agricultura familiar na perspectiva agroecológica.

Entre os participantes do seminário, que terá palestras e mesas redondas, estão o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, José Eli Veiga; o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel; a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Sarita Albagli; o Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS/Fiocruz) e Coordenador da Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (RedesFito), Glauco Villas Bôas; e o Coordenador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal: Bionorte, Spartaco Astolfi Filho. 

No evento, que é promovido pelo Sistema Nacional de Redes para a Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (RedesFito), será apresentada a nova Rede de Inovação em Biodiversidade, estruturada a partir da cooperação, que tem o objetivo de estabelecer serviços de desenvolvimento tecnológico de produtos da biodiversidade. No escopo desta rede, incluem-se, além do setor farmacêutico, os setores de cosméticos, corantes, alimentos, defensivos agrícolas e outros.

Ao fim do seminário haverá a Assembleia Socioanalítica “A proposta das RedesFito de inovação em medicamentos da biodiversidade no cenário de transição para o desenvolvimento sustentável”, que será conduzida por especialistas da Universidade Paris VIII, atendendo a uma encomenda da Coordenação Colegiada do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos.


Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos científicos para apresentação no Seminário pode ser feita até o dia 15/9/2016, através do site da site da Revista Fitos. Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento em formato de e-Pôster e publicados em um número temático da revista.

O evento tem como temática principal inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade, incluindo subtemas como: políticas científicas e tecnológicas para inovação da biodiversidade na perspectiva do desenvolvimento sustentável; impacto da ciência aberta para o paradigma ecológico; desenvolvimento tecnológico para produtos da biodiversidade e modelos organizacionais para inovação da biodiversidade.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.