Brasil
Acesso à Informação

Revista Ciência e Saúde Coletiva aborda pesquisa qualitativa

26/06/2019
A edição mais recente da revista reúne 35 artigos, um editorial, uma resenha e uma carta. Acesse já!
Por Portal de Periódicos Fiocruz, com informações de ENSP/Fiocruz

A mais recente edição da Revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 24, n. 5) reúne um total de 35 de artigos sobre abordagem qualitativa na pesquisa. Alguns deles foram apresentados durante o 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa. Além disso, a revista destaca o editorial Investigação qualitativa e transformação da saúde coletiva, uma resenha e uma carta.

O principal objetivo da edição é mostrar que a relação do ser humano com a saúde, a doença, a vida e a morte é uma experiência individual e social complexa - envolve uma multiplicidade de fatores, nem sempre fácil de ser identificados e controlados por meio de dados estatísticos, laboratoriais ou por imagens. Tais fatores são da ordem da subjetividade e da intersubjetividade. É tratando desse nível de saber que a pesquisa qualitativa de qualidade contribui para o desenvolvimento do conhecimento empírico, estético, pessoal, ético, biomédico e social. Confira trecho de apresentação da edição:

"O aumento dos estudos qualitativos e mistos no setor saúde, em que pese às vezes, a pouca qualidade científica de alguns deles, tem permitido uma internalização cada vez maior de sua relevância na área médica e de saúde em geral, pois existe um mal-estar tanto dos profissionais como da população e dos pacientes com uma medicina apenas prescritiva ou mediada por exames e imagens. A esperança é que edições temáticas como esta possam ser lidas não apenas pelos já iniciados, mas também pelos profissionais médicos e da grande área de saúde, sabendo que a articulação de saberes é crucial para o desenvolvimento da saúde individual e coletiva."

Acesse a edição completa e saiba mais.