Brasil
Acesso à Informação

Retrato fiel

30/06/2016

Nova técnica dispensa o uso de centrifugação e permite preservar estruturas das células para análise em microscopia eletrônica

Por Maíra Menezes (IOC/Fiocruz) | Fotos: Ortrud Barth, Marcos Nunes e Debora Barreto-Vieira | Arte: Jefferson Mendes

O método tradicional deixa o formato celular oval e o núcleo lateralizado.
Já a técnica nova preserva o formato celular arredondado e o núcleo centralizado

 

Uma metodologia inovadora desenvolvida no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) pode favorecer as pesquisas relacionadas à análise das estruturas celulares com uso de microscopia eletrônica de transmissão. Abrindo mão da tradicional prática de centrifugação que deforma as estruturas das células, o Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC desenvolveu uma metodologia destinada a garantir que, ao serem observadas em microscopia, as células estejam mais semelhantes à sua arquitetura original.

Chamado de protocolo de processamento de células de baixo impacto, o método usa os reagentes convencionais, mas substitui a centrifugação por várias etapas de decantação. Por fim, as células são impregnadas com resina para polimerização em estufa. Ao todo, a técnica leva pouco mais de duas semanas. Para os autores do trabalho, ainda que seja mais demorada do que a metodologia tradicional, a nova técnica minimiza distorções, podendo ser útil em pesquisas sobre dimensões e distribuição de compartimentos celulares, entre outras investigações.

Testado em células de mosquitos Aedes albopictus chamadas de C6/C36 infectadas pelo vírus da dengue, o método conseguiu evitar ou reduzir a níveis mínimos a compressão das células durante o preparo das amostras, preservando o formato celular e das organelas intracelulares. Os resultados foram publicados na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.