Brasil
Acesso à Informação

Redpop lança e-livro gratuito sobre a investigação em divulgação da ciência na América Latina

18/08/2017

A pesquisa sobre ciência aumentou na última década na América Latina. No entanto, a produção está dispersa e é pouco visível. O livro eletrônico Aproximações à investigação em divulgação da ciência na América Latina a partir de seus artigo acadêmicos procura justamente fazer um mapeamento do campo e mostrar algumas tendências. Para isso, foram analisados 609 artigos de 80 revistas científicas.

Além de apresentar um panorama geral da investigação sobre a ciência na América Latina, o livro também enfoca aspectos como: os diferentes termos utilizados na área; os meios de comunicação social e a ciência, os museus e os centros de ciência; as aproximações entre ciência e arte; a acessibilidade em museus de ciência e na divulgação da ciência.

Autores da Argentina, Brasil, Colômbia e México assinam o e-livro: Luisa Massarani, Mariana Rocha, Constança Pedersoli, Carla da Silva Almeida, Luís Amorim, Martha Cambre Hernández, Claudia Aguirre, Ana Claudia Nepos, Jessica Norberto Rocha, Juliana Cardoso Gonçalves, Laura acerb cordioli e Flávia Barros Ferreira.

A iniciativa é da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPop) e do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz) e tem o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o apoio do Escritório Regional de Ciência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a América Latina e o Caribe e a Sociedade Brasileira e a colaboração da Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciência.

O e-livro é gratuito e pode ser baixado em: http://bit.ly/2vMYMgX