Brasil
Acesso à Informação

Reciis lança chamada pública para dossiê sobre 40 anos de movimento LGBT no Brasil

03/12/2018

Os trabalhos para esta edição - cujo foco será em comunicação, saúde e direitos humanos - devem ser submetidos até 31 de janeiro de 2019 

Por Roberto Abib (Reciis)


A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) abriu uma chamada pública para o dossiê 40 anos de Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos. Os trabalhos devem ser submetidos até 31 de janeiro de 2019.  

Para o editor convidado para o dossiê, Vinicius Ferreira, é importante refletir sobre questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero na história, considerando definições sobre o que é doença. "Este debate passa fortemente pelo campo da saúde. No início do século XX, havia um discurso que incorporava os homossexuais e as dissidências sexuais como desvio e doença mental. No entanto, a partir da segunda metade do século, pesquisadores, movimentos e sociedade contribuíram para tirar as diferenças sexuais e de gênero do lugar da doença”.

Mas ele ressalta que a discussão de gênero se inscreve num campo em constante disputas. Segundo Vinicius, com grande participação do movimento LGBT, houve um avanço no tratamento HIV/Aids na saúde pública, “mas é preciso melhorarmos o acolhimento das pessoas trans no [Sistema Único de Saúde] SUS, por exemplo”. Numa perspectiva social mais ampla, na qual a saúde se insere, o editor lembra que os tabus e mitos sociais, ainda baseados em dogmas religiosos e preceitos morais, impossibilitam a qualidade de vida da população LGBT. 

Ao lembrar os 40 anos do Movimento LGBT e os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, o editor convidado enfatiza que a discussão correlacionada de tais datas coloca a diversidade de gênero e sexualidade numa reflexão sobre direito à existência e humanidade. 

Sobre o editor convidado

Vinicius Ferreira desenvolve pesquisas sobre história do jornalismo, gênero, imprensa homossexual. Organizou o livro "Estudos em gênero: uma perspectiva multidisciplinar" (com Thiago Silveira e Socorro Baptista). 


Sobre a Reciis

Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. A revista publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol. O periódico é editado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). 

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.