Brasil
Acesso à Informação

Quanto mais doce, pior: os males do excesso de açúcar para a saúde

14/11/2018

No Dia Mundial do Diabetes (14/11), vídeo alerta sobre o vício dos brasileiros em açúcar. Leia também um artigo sobre o controle da doença à base de plantas

Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz), com informações do Ministério da Saúde

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros (6,9% da população nacional) vivem com a doença. E cerca de 40 milhões de pessoas, no país, são pré-diabéticas — ou seja, possuem o nível elevado de glicemia de jejum, variando entre 100 e 125 mg/dl. Deste total, 25% pode desenvolver o diabetes tipo II, o que acomete cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil. 

Por isso, neste Dia Mundial do Diabetes (14/11), o Portal de Periódicos Fiocruz traz um vídeo sobre os efeitos do açúcar no organismo. No programa, veiculado pelo Canal Saúde, o endocrinologista Rodrigo Moreira, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, comenta sobre os diferentes tipos de açúcar encontrados no mercado e explica mais sobre o vício.

No Brasil, adoçamos demais

Atualmente, o Brasil consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome em média 18 colheres de chá do produto, quando o recomendado seria até 12. O resultado: o aumento do diabetes nos últimos anos, que de acordo com a Pesquisa Vigitel 2017 cresceu 54% nos homens e 28,5% nas mulheres.

Uma alimentação com baixo teor de açúcar diminui as chances de pessoas diagnosticadas com pré-diabetes evoluírem para o tipo II da doença. Esta é uma das recomendações do Ministério da Saúde, que consta no Guia Alimentar para a População Brasileira.

Saiba mais sobre o diabetes e previna-se! 

Leia também um artigo da Revista Fitos que fala sobre o tratamento da diabetes através de plantas: Análise de objetivos e conclusões de estudos com nove plantas usadas para o controle de diabetes em Mato Grosso.

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Autoria: 
Canal Saúde

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.