Brasil
Acesso à Informação

Prêmio Abeu 2018: livro da Editora Fiocruz recebe indicação

09/10/2018
Obra organizado por Cecília Minayo e Simone Assis, trata de violência no século XXI, a partir de uma visão da literatura brasileira em saúde
Por Portal Fiocruz


O livro da Editora Fiocruz Novas e velhas faces da violência no século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde, organizado por Maria Cecília de Souza Minayo e Simone Gonçalves de Assis, é um dos finalistas do Prêmio Abeu 2018. O leitor encontrará uma extensa revisão bibliográfica: 2.477 textos publicados entre 2001 e 2013 (artigos, dissertações e teses) sobre violência e saúde. A obra - que concorre na categoria Ciências Humanas - é dividida em quatro partes:

  • Parte 1 – Violências e acidentes: bases referenciais do campo da saúde
  • Parte 2 – Violências segundo ciclos de vida e gênero
  • Parte 3 – Violência nas instituições
  • Parte 4 – Violências em situações de vulnerabilidade

O Prêmio Abeu é voltado às edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) divulgará os vencedores no dia 5 de novembro, numa cerimônia em São Paulo. Para conhecer os finalistas em todas as categorias, clique aqui.


Editora Fiocruz vem sendo reconhecida na premiação 

Em 2017, a publicação Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão conquistou a primeira colocação na categoria Ciências da Vida. Outros dois títulos da Editora também se destacaram na mesma categoria: Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928) ficou em segundo lugar e Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência recebeu menção honrosa.