Brasil
Acesso à Informação

Prêmio Abeu 2016 é da Editora Fiocruz

Iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias premia a coletânea Dengue: teorias e práticas e o livro Três Ensaios de Bioética na categoria Ciências da Vida

21/11/2016
Por Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz


A coletânea Dengue: teorias e práticas foi a vencedora do Prêmio Abeu 2016 na categoria Ciências da Vida. Já o livro Três Ensaios de Bioética conquistou o segundo lugar na mesma categoria. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que anunciou os ganhadores em cerimônia realizada no dia 16/11 no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).

Dengue: teorias e práticas analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor de saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico, entre outras. A coletânea aborda uma ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados. O livro foi organizado pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

O pesquisador Fermin Roland Schramm, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), é o autor de Três Ensaios de Bioética, livro dirigido especialmente a leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança.

Durante a cerimônia de premiação, outros três títulos da Editora Fiocruz foram honrosamente citados: Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado (na categoria Ciências da Vida), A Sociologia do Brasil Urbano (na categoria Ciências Humanas) e Dicionário Feminino da Infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência (na categoria Projeto Gráfico).

O Prêmio Abeu busca “distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado. O objetivo da Associação é “incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições”.

Tendo como curador o professor José Castilho Marques Neto, o Prêmio Abeu 2016 contou com cinco categorias: Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências Naturais e Matemáticas; e Projeto Gráfico. A primeira edição do prêmio foi realizada em 2015, quando a Editora Fiocruz foi a vencedora da categoria Tecnociências com o livro Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema, de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini (orgs).

Outras informações em www.premioabeu.com.br

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.