Brasil
Acesso à Informação

Portal de Periódicos Fiocruz celebra dois anos e prepara novidades para seu público

Instituição já planeja o desenvolvimento deste canal, que fortalece a comunidade científica e aproxima a sociedade de seus temas

10/03/2017
Por Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

O Portal de Periódicos Fiocruz, que reúne
ete revistas científicas foi lançado no
dia 10/3/2015


Acompanhar os avanços da Ciência é preciso. Para navegar entre tantos conhecimentos, informações e canais de comunicação, nada melhor do que contar com uma boa orientação. Pensando em agregar todo o conteúdo de suas sete revistas científicas, ampliar o acesso e promover o diálogo com todos os seus públicos, há dois anos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou o Portal de Periódicos Fiocruz (PP).

O Portal, que é um dos principais instrumentos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz,  já recebeu 80.285 visitantes desde que foi lançado. A maioria do público é de mulheres (70%) entre 25 e 34 anos. No Facebook, o PP celebrou seu primeiro aniversário com 2.288 curtidas, chegando ao segundo ano com 4.416 (48,18% a mais no período). 

Os resultados mostram que o canal vem contribuindo para aproximar a sociedade dos temas científicos, como afirma o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral . “O Portal tem se mostrado eficiente na integração das revistas, dando visibilidade à produção e publicações científicas. Neste ambiente, a Fiocruz tem estimulado o debate de temas importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema de Ciência e Tecnologia do país, se posicionando não só como uma fonte de conhecimento para pesquisadores, professores e estudantes, mas para a sociedade em geral”.

O editor científico do Portal, Carlos Machado, também destaca que o PP não se limita a abordar apenas temas específicos — como a internacionalização, avaliação da produção científica e inovação em periódicos. "Trabalhamos com uma abordagem multidisciplinar no campo da saúde pública e, ao mesmo tempo, transversal, promovendo um diálogo entre as revistas e seus diferentes enfoques e conteúdos". Segundo ele, outro ponto interessante é que o Portal pauta e participa do debate de questões atuais na perspectiva da Ciência. "Isso é fruto da colaboração entre a equipe editorial das revistas, representada no Fórum de Editores Científicos, e a do Portal”, diz.

Além do trabalho de difusão científica, a coordenadora executiva do Portal, Ana Furniel, ressalta o papel da comunicação científica. “Aliamos o conteúdo a diferentes formatos, como notícias, infográficos, vídeos e entrevistas". Em dois anos, lembra, foram publicadas mais de 20 entrevistas com autores e pesquisadores sobre variados temas da ciência brasileira e internacional: acesso aberto, plágio, debates sobre gênero, divulgação científica, indexadores, o papel dos editores, emergências sanitárias, entre outros. "O Portal de Periódicos tem o potencial de expandir este amplo leque de saberes, o que, em última instância, significa cumprir um de seus principais objetivos, que é democratizar o acesso ao conhecimento".

Aliás, esta é uma questão que ganha importância, conta a editora convidada Roberta Cardoso Cerqueira: “A própria avaliação das revistas vem passando por mudanças, considerando a influência dos públicos nas redes sociais, que já é reconhecida como uma métrica capaz de contribuir para os indicadores de qualidade dos periódicos”.

E se a rede se amplia, a responsabilidade também. Para que o canal continue de vento em popa, a Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz já trabalha num Plano de Desenvolvimento para manter o Portal atualizado com as transformações das áreas em que atua. O objetivo é dar maior sustentação às atividades e avançar para que este espaço se consolide como uma referência na área de editoria e políticas científicas. Ana conta que, entre as mudanças planejadas, a serem discutidas a partir deste mês no Fórum de Editores Científicos, estão previstas novas páginas para as revistas, assim como a implementação e o lançamento de um blog, para promover uma interação mais direta com seus diferentes públicos.


Periódicos Fiocruz: breve histórico

Os periódicos editados pela Fiocruz são parte integrante da história da instituição em seus principais campos de atuação e são reconhecidos por sua qualidade e abrangência internacional, estando indexados em bases de dados bibliográficas de nosso país, da América Latina, nos EUA e na Europa. A maioria das revistas está disponível na Scientific Electronic Library Online - SciELO.

O Portal de Periódicos Fiocruz foi lançado no dia 10/3/2015, surgindo como um ambiente único de articulação das publicações editadas pela instituição, para integrar informações das revistas. O acesso aberto aos artigos científicos inclui a produção de autores da Fiocruz e de diversas outras instituições. Dessa forma, pessoas de diferentes centros de pesquisa, universidades, do Brasil e de outros países têm acesso à produção científica.

Além disso, o PP veicula conteúdos variados, em diferentes formatos e linguagem acessível, tais como notícias, vídeos, entrevistas e infográficos. Oferece, ainda, ferramentas de interação e compartilhamento, que ampliam o diálogo com seus diversos públicos e entre eles, fomentando o intercâmbio de saberes e ideias, e contribuindo para a democratização do conhecimento.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.