Brasil
Acesso à Informação

Poliomielite: conheça a história das gotinhas que ajudaram a erradicar esta grave doença

17/08/2018

Neste sábado (18/8), o Ministério da Saúde promove o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. O Portal de Periódicos Fiocruz participa da mobilização, trazendo artigos que contam a história da poliomielite e de sua erradicação

Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)* | Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Zé Gotinha: personagem é símbolo da campanha de vacinação contra a poliomielite

Neste sábado (18/8), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que vai imunizar crianças entre 1 ano e menores de 5 anos contra a poliomielite e o sarampo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é claro, está mobilizada para combater a volta destas doenças já erradicadas no Brasil. A instituição — que produz ambas as vacinas (tríplice viral e pólio) — realiza o evento Fiocruz pra Você, das 8h às 17h, no qual crianças poderão ser imunizadas gratuitamente (saiba mais aqui). Em todo o país, são mais de 36 mil postos de vacinação envolvidos na campanha. 

A poliomielite está erradicada desde 1990 e o Brasil recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem, concedida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em campanha para que o país continue livre deste agravo, o Portal de Periódicos Fiocruz apresenta artigos publicados pela Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, que tratam de questões que desenharam a política de controle do vírus pela saúde pública brasileira. Acesse e saiba mais!

Poliomielite: várias histórias da doença e de seus efeitos tardios
Aborda, entre vários temas, as questões correlatas de controle e erradicação da pólio, a evolução das campanhas e dos resultados obtidos, os distintos contextos sanitários e a eficácia ou o fracasso das políticas sanitárias postas em prática em cada país.
 
A história da poliomielite no Brasil e seu controle por imunização
Analisa as discussões e ações científicas e políticas em torno da questão da poliomielite no Brasil ao longo do século XX, examinando as questões que controlaram a doença e resultaram nos dias nacionais de vacinação, instituídos em 1980.
 
Erradicação da poliomielite no Brasil: a contribuição da Fundação Oswaldo Cruz
Trata da erradicação dos vírus selvagens da poliomielite nas Américas, um marco notável da saúde pública no continente. A Fiocruz contribuiu decisivamente para este resultado de diversas formas. 
 
Una batalla ganada: la eliminación de la poliomielitis en Cuba
O artigo reconstitui a história da doença e suas epidemias em Cuba até 1961, da primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio (1962) e seus resultados. Também analisa a continuidade das campanhas anuais de vacinação até a certificação de sua eliminação (1994). 
 
 
Saiba mais: vacinar é proteger

Com a meta de imunizar 95% das 11,2 milhões de crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, o Ministério da Saúde promove a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até o final deste mês. "A vacinação vai até 31 de agosto, mas o Dia D é neste sábado, 18 de agosto. Deixo aqui o convite, faça a sua parte, leve seus filhos para ser vacinados e os proteja contra a pólio e o sarampo, independentemente da situação vacinal deles. As crianças protegidas, ajudam a proteger toda a família", enfatizou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina poliomielite receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Quem já tiver tomado uma ou mais doses receberá a famosa "gotinha", também conhecida como Vacina Oral Poliomielite ou VOP.  

Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de 4 anos, a poliomelite também pode acometer adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
 
Quer saber sobre a importância da vacinação? Assista ao vídeo com pesquisadores da Fiocruz, que pode ser acessado aqui no Portal.

Confira também a matéria sobre sarampo, com uma seleção de artigos sobre a doença.
 
* Colaborou Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.