Brasil
Acesso à Informação

Pesquisadora da Fiocruz conquista 36º Prêmio José Reis

A vencedora de 2016 foi Luisa Massarani, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida

03/06/2016
Por Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)


A pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Luisa Massarani é a vencedora do 36º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na modalidade Pesquisador e Escritor. Coordenadora do mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC/Fiocruz, recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, Luisa Massarani comemorou a premiação, declarando: “Para quem atua na área de divulgação científica, ganhar o Prêmio José Reis é uma emoção enorme, por ser o grande reconhecimento nacional para a área. E o prêmio chegou em um momento simbólico importante na minha trajetória profissional: estamos acondicionando, organizando e pesquisando o acervo de José Reis, doado pela família para a Casa de Oswaldo Cruz”. O anúncio foi feito pela comissão julgadora do CNPq, em Brasília, “após considerar a qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, a experiência e a trajetória profissional, e em reconhecimento à sua contribuição em prol da divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação”.

O Prêmio José Reis recebeu 45 inscrições de pesquisadores e escritores de universidades, autarquias, fundações, instituições de pesquisa e de ensino técnico e profissionalizante, museus, jornais, entre outros. Luisa também destacou que "embora esta categoria do prêmio seja individual, as conquistas foram obtidas em colaboração com diversas pessoas, as quais agradeço e comparto este momento tão feliz e especial”.

Vinculada ao Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (COC/Fiocruz), a pesquisadora é bolsista de Produtividade do CNPq, possui ampla atividade acadêmica, científica e de gestão voltada para a divulgação científica, incluindo a liderança do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade; a coordenação da SciDev.Net para América Latina e Caribe; e a Diretoria Executiva da Red Pop-Unesco, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe. Publicou cerca de 70 artigos científicos em Public Communication for Science and Technology, em jornais científicos.

Luisa também é Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London e membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, fez pós-doutorado na University College London. Em 2014, recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria integração, como líder do grupo. Em suas pesquisas, Luisa Massarani atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia e percepção pública da ciência.

A premiação (R$ 20 mil, diploma e troféu) será feita durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os próximos dias 3 e 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Mais uma vitória da Fiocruz

O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento ao trabalho do médico, virologista, patologista pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), professor, jornalista e divulgador científico José Reis. Em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz foi a vencedora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria Instituição ou Veículo de Comunicação. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, recebeu a premiação em nome da instituição na noite de abertura da 67ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Leia artigos de Luisa Massarani em HCS-Manguinhos

Antunes, Anderson Pereira, Moreira, Ildeu de Castro and Massarani, Luisa Medeiros. O descanso dos naturalistas: uma análise de cenas na iconografia oitocentista. Set/2015, vol. 22, n. 3.

Massarani, Luisa and Lima, Luanda. Brasil-Moçambique, laços na política científica: entrevista com Lídia Brito. Jun/2012, vol. 19, n. 2.

Castelfranchi, Yurij et al. As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o "paradoxo" da relação entre informação e atitudes. Nov/2013, vol. 20, suppl. 1.

Almeida, Carla, DalCol, Franciane Lovati and Massarani, Luisa. Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional. Nov/2013, vol. 20, suppl. 1.

Massarani, Luisa. Carta ao Editor. Nov/2013, vol. 20, suppl. 1.

Medeiros, Flavia Natércia da Silva, Ramalho, Marina and Massarani, Luisa. A ciência na primeira página: análise das capas de três jornais brasileiros. Jun/2010, vol. 17, n. 2.

Massarani, Luisa. Ciência, tecnologia, parlamento e os diálogos com os cidadãos. Ago/2005, vol. 12, n. 2.

Moreira, Ildeu de Castro and Massarani, Luisa. (En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. Out/2006, vol. 13.

Massarani, Luisa, Moreira, Ildeu de Castro and Almeida, Carla. Para que um diálogo entre ciência e arte?. Out/2006, vol. 13.

Massarani, Luisa. A opinião pública sobre os transgênicos. Out/2000, vol. 7, n. 2.

Massarani, Luisa. OGMs à mesa: decifre-os antes de devorá-los! Out/2000, vol. 7, n. 2.

Moreira, Ildeu de Castro and Massarani, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. Fev/2001, vol. 7, n. 3.

Massarani, Luisa and Moreira, Ildeu de Castro. Miguel Ozorio de Almeida e a vulgarização do saber. Ago/2004, vol. 11, n. 2


Leia também

A ciência e seus públicos (suplemento temático de HCS-Manguinhos, vol. 20, nov/2013)

Museus e Ciências (suplemento temático de HCS-Manguinhos, vol. 12, 2005)

Luisa Massarani é selecionada no Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCTI

Fiocruz recebe acervo do cientista e divulgador José Reis

‘A forma como a ciência e o cientista são representados pela mídia pode ser aprimorada’
 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.