Brasil
Acesso à Informação

Para prevenir a obesidade, a educação alimentar

11/10/2018

Programas do Canal Saúde debatem questões relacionadas à obesidade e educação alimentar


Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)


Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras são acometidos pelo excesso de peso. Isso se deve, entre outras causas, ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que possuem composição nutricional desbalanceada e são ricos em gorduras, açúcares e sódio, aliado à atividade física reduzida, é uma das causas deste problema de saúde pública. Por isso, no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11/10), o Portal de Periódicos Fiocruz destaca dois programas do Canal Saúde que contribuem para a reflexão sobre a alimentação e seus efeitos na vida da população brasileira. 

O tema pauta o programa Em Família, veiculado pelo Canal saúde recentemente (11/9/2018). Além das questões de saúde, o programa aborda questões como a gordofobia — preconceito enfrentado por pessoas acima do peso seja na família ou em outros espaços sociais. Quem conversa sobre o assunto são a guia de turismo Edilma Bastos, a enfermeira Daniele Mara Felippe e a psiquiatra Silvia Freitas.

O Portal traz também outro debate, dessa vez com foco em educação alimentar. Em 2015, o assunto foi discutido no Em Família pelas convidadas Regina Tchelly, que é cozinheira e coordenadora do projeto Favela Orgânica; Christiane Barros, jornalista e blogueira do Meditando na Cozinha; e por Paula Estrela, arte educadora, que mudou seus hábitos alimentares.

Para complementar a reflexão, recomendamos a leitura do artigo O efeito anti-obesidade da Garcinia cambogia em humanos, publicado pela Revista Fitos.

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Autoria: 
Canal Saúde - Fiocruz

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.