Brasil
Acesso à Informação

Oswaldo Cruz, o médico do Brasil - Projeto Memória (2003)

05/08/2018

Documentário, dirigido por Silvio Tendler, conta a história do médico sanitarista e sua luta por melhores condições de saúde para todos

Hoje, 5 de agosto, é Dia Nacional da Saúde. A data homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz. Ele lutou contra diversas doenças, promoveu e defendeu as campanhas de vacinação, e também liderou diversas expedições para levar mais acesso à saúde ao interior do Brasil. Nascido em 1872, com 30 anos já dirigia o Instituto Soroterápico Federal – que anos mais tarde veio a se transformar na instituição que hoje leva seu nome: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para celebrar a data, compartilhamos o documentário Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler para o Projeto Memória (2003). Para contar a história do sanitarista e sua luta por melhores condições de saúde para todos, o filme - também disponível na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz - apresenta imagens de época e cenas com atores associadas a recursos gráficos. Vale assistir!

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz)
Autoria: 
Caradecão Filmes e Caliban Produções Cinematográficas
Direção: Silvio Tendler

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.