Brasil
Acesso à Informação

Nova edição da Reciis enfoca comunicação, saúde, política e movimentos sociais

08/01/2016

Em pauta, temas como a 15ª Conferência Nacional de Saúde, ativismo e internet, além de um ensaio de Ieda Tucherman e a resenha do livro Sociologia da Ciência

Por André Bezerra (Icict/Fiocruz)

A capa da edição: alusão a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

Está no ar a mais recente edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis) - vol. 9, n. 4 (2015), publicada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A capa faz uma menção à 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 2015. Neste número, há sete artigos inéditos sobre diferentes assuntos dos campos de comunicação e informação.

Os artigos científicos trazem resultados de estudos sobre dois casos de cobertura jornalística de temas de saúde, como a meningite na década de 70 pela imprensa brasileira e a doação de sangue. Também são temas de textos desta edição: avaliação de tecnologias em saúde, currículos e práticas educativas, migração e movimentos sociais.

Além dos artigos inéditos, a revista publica duas notas de conjuntura: uma sobre bioindicadores de mídias e mudanças climáticas; a outra sobre ativismo e internet, mais especificamente, as recentes mobilizações feministas nas redes sociais e outros sites.

A Reciis traz ainda um ensaio de Ieda Tucherman, doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre subjetividade contemporânea com foco em relacionamentos amorosos; um relato de experiência sobre a formação de docentes da área de saúde; e uma resenha do livro Sociologia da Ciência, publicado pela Editora Alínea.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.