Brasil
Acesso à Informação

Museu da Vida participa de ação internacional, a Museum Week

17/05/2019
Aproveite o tema e acesse artigos de nossas revistas sobre museus, museologia e divulgação científica
Por Portal de Periódicos Fiocruz (com informações do Museu da Vida)

 

Até amanhã (18/5), o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), participa da Museum Week. Trata-se de uma ação internacional que reúne atividades diversas, gratuitas e abertas ao público em museus de todo o mundo. O evento visa estimular experiências lúdicas em museus, e divulgá-las nas redes sociais, por meio da produção e do compartilhamento de conteúdos com hashtags previamente combinadas entre museus e seus públicos. A ideia é promover uma mobilização em torno da cultura, aumentando a visibilidade dos museus e o diálogo com os visitantes.

Aos pesquisadores interessados, é possível participar da iniciativa. Confira o recado do Museu da Vida: "É pesquisador e tá nas redes? É hora de mostrar suas produções! Vale Instagram, Facebook, pode ser pesquisa encerrada ou a atual, só não vale ficar de fora. Faça um vídeo e explique a importância do trabalho em um minuto em linguagem simples e acessível. Tem gente por aí que acha que pesquisa só serve para o cientista... É hora de mostrar que quem produz ciência, produz para todos!"

Este ano, em sua 6ª edição, a Museum Week está compartilhando as seguintes hashtags: #WomenInCulture (segunda), #SecretsMW (terça), #PlayMW (quarta), #RainbowMW (quinta), #ExploreMW (sexta), #PhotoMW (sábado) e #FriendsMW (domingo).

Valorizando nossos museus

Também esta semana, até 19 de maio, está acontecendo a Semana Nacional de Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é uma temporada cultural que promove, divulga e valoriza museus brasileiros, intensificando a relação dessas instituições com a sociedade. Em 2019, a Semana chega à 17ª edição com o tema Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições.

Já nos dias 24 e 25 de maio, será comemorado do 20º aniversário do Museu da Vida. Dentre as atividades previstas para o dia 24, está a apresentação de um espetáculo, o lançamento de um livro e uma roda de conversa sobre teatro. Para o dia 25, está programado um piquenique científico com várias peças teatrais e muitas outras atrações. Acesse todas as ações aqui.

Museologia: quer saber mais?

Aproveitando o tema, destacamos artigos de revistas científicas editadas pela Fiocruz que abordam os temas de museus, museologia e museus de ciências. Para a ciência, é inegável a importância desses locais, que guardam a memória e preservam o patrimônio histórico da sociedade. Acesse os artigos, na íntegra:

Memória fraca e patrimônio queimado (Reciis)
• Uma análise sobre museus na década de 1940: o estudo de José Antonio do Prado Valladares (HCSM)
O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX (CSP)