Brasil
Acesso à Informação

'Memórias' publica pesquisa que aponta mutações no genoma do vírus da hepatite B em um caso de infecção oculta

Variante viral foi identificada após a análise de amostras relativas a 35 pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatites Virais do IOC

28/07/2017
Por IOC/Fiocruz* | Foto: Peter Ilicciev


No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28/7), o Portal de Periódicos Fiocruz destaca um trabalho publicado na atual edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (vol. 112, n. 7, jul/2017). A revista traz uma pesquisa que aponta mutações no genoma do vírus da hepatite B em um caso de infecção oculta. O trabalho foi realizado pelo pelo Laboratório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que faz pesquisas nas áreas de biologia molecular, epidemiologia, imunodiagnóstico e controle de hepatites virais e atua como centro de referência de estudos epidemiológicos importantes para a saúde pública.

A variante viral foi identificada após a análise de amostras relativas a 35 pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatites Virais do IOC, que tiveram os exames sorológicos de diagnóstico com resultado inespecífico. Adaptando um método de PCR quantitativo, os cientistas conseguiram detectar o genoma do vírus na amostra de um dos pacientes, confirmando a infecção oculta. A partir do sequenciamento do DNA viral, os cientistas identificaram a presença de mutações que podem ter contribuído para o resultado inespecífico nos testes sorológicos. ​Leia o artigo na íntegra.


Dia Mundial de Luta, movimento Nohep e campanha Elimine as Hepatites

A partir da 69ª Assembleia Mundial de Saúde em Genebra (Suíça), 194 governos adotaram a Estratégia Global da Hepatite Viral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem o objetivo de eliminar as hepatites B e C nos próximos 13 anos. A comunidade respondeu com o lançamento do NOhep, o primeiro movimento global para eliminar a hepatite viral até 2030. O movimento promove a campanha Elimine as Hepatites, estimulando ações e medidas que contribuam para eliminação, uma maior conscientização, o aumento do acesso a diagnósticos e intervenções-chave, incluindo vacinação universal, segurança no manuseio de sangue e injeções, redução de danos e tratamento. O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28/7) é uma oportunidade importante de mobilização coletiva contra estas doenças. O site http://www.worldhepatitisday.org/ tem várias dicas e até ferramentas para personalizar sua campanha. Vale conhecer, apoiar e participar!


*Colaborou Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.