Brasil
Acesso à Informação

Memórias publica estudo que identifica variante de rotavírus nas Américas

19/12/2018

É a primeira vez que o genótipo G26P[19] RVA é identificado no continente americano

Por Lucas Rocha (IOC/Fiocruz) | Foto: Wikimedia Commons

A edição de dezembro de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (vol.113 n.12) está disponível para acesso gratuito online. O periódico reúne oito artigos sobre temas de importância para a saúde pública. Entre os destaques está a caracterização genética de uma cepa de rotavírus detectada em amostras fecais de uma criança internada com doença diarreica aguda (DDA) em um hospital público da cidade do Rio de Janeiro.

É a primeira vez que o genótipo G26P[19] RVA é identificado no continente americano, assim como o primeiro relato desse genótipo associado à DDA. O rotavírus é uma das principais causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento. Estes vírus contam com uma grande diversidade de genótipos, que são classificados como P ou G. Estudos de genotipagem contribuem para o monitoramento da circulação do rotavírus no Brasil fortalecendo a vigilância epidemiológica.

O artigo G26P[19] rotavirus A strain causing acute gastroenteritis in the American continent é assinado por pesquisadores do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental da Fiocruz e do Hospital Municipal Jesus, do Rio de Janeiro. Acesse o estudo e saiba mais através do Portal de Periódicos Fiocruz.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.