Brasil
Acesso à Informação

Memórias do IOC comemora 110 anos em evento e adota publicação contínua

12/03/2019

Abel Packer, diretor do Programa SciELO/Fapesp, será debatedor na sessão do Centro de Estudos do IOC

Por Portal de Periódicos Fiocruz, com informações de Kadu Cayres (IOC/Fiocruz) e de Memórias do IOC

 

Clima de festa! A revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está completando 110 anos em 2019. Para marcar a data, no dia 15 de março o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove uma sessão do Centro de Estudos, que terá o diretor do Programa SciELO/Fapesp, Abel Packer, como debatedor. A palestra Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 110 anos depois: abertura de dados, integridade, reprodutibilidade e outros desafios contemporâneos para autores e revistas científicas será com o editor das Memórias, Adeilton Brandão.

O evento, que é gratuito, acontece a partir das 9h, no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos - Rio de Janeiro).

Memórias inova

Em seus 110 anos de existência, a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz sempre trouxe inovação e novidades para a comunidade científica. Uma delas é recente: a revista adotou, este ano, o sistema de publicação em formato contínuo, tanto no site da revista como junto ao Scielo. Com essa inovação, o artigo aceito e aprovado pelos autores é publicado imediatamente e não aguarda os demais manuscritos para formar um número.

O que muda? A partir de agora, assim que o artigo é aprovado pelo autor segue para o site de Memórias, já com um DOI (da sigla em inglês Digital object identifier, um padrão para identificação de documentos em rede). Em paralelo, vai para o SciELO - o portal que armazena a produção científica nacional em formato eletrônico - e para o PubMed, repositório internacional de literatura biomédica com mais de 29 milhões de citações.

Assim, no novo formato da revista, os manuscritos não terão mais número e volume. Ficará registrado, apenas, o mês em que o artigo foi aprovado.

Conheça o conteúdo da última edição da revista ou acesse outras edições aqui.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.