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Márcia Lopes e Ingrid D'avilla

28/06/2016

A editora científica Angélica Ferreira Fonseca entrevista as professoras-pesquisadoras Márcia Lopes e Ingrid D’avilla, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Elas são autoras do artigo “Princípios pedagógicos e relações entre teoria e prática na formação de agentes comunitários de saúde”, publicado na revista Trabalho, Educação e Saúde (vol. 14, n. 2, 2016), em coautoria com Mariana Lima Nogueira  e Helifrancis Condé Groppo Ruela. Nesta entrevista, Márcia e Ingrid falam sobre a elaboração do artigo e destacam uma temática central da revista: a formação em saúde e os caminhos para uma articulação entre teoria e prática nesta área. A pesquisa e a discussão ocorreram no contexto do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde da EPSJV/Fiocruz. Leia o artigo.

Marcia Lopes fez graduação em psicologia, mestrado em saúde coletiva (Instituto de Medicina Social) e doutorado em psicologia social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Saúde Coletiva, atuando nos temas subjetividade e trabalho na sociedade contemporânea, processo de trabalho em saúde e educação profissional em saúde, trabalho e formação do agente comunitário de saúde.

Ingrid Pereira graduou-se em nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, fez residência multiprofissional em saúde coletiva pela Universidade de Pernambuco e cursou o mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), onde atualmente cursa o doutorado em Saúde Pública. Desenvolve pesquisas no campo da Saúde Coletiva, especialmente sobre políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde, educação profissional em saúde e desigualdades sociais e saúde.


Sobre a editora

Foto: Gregorio Galvão de Albuquerque (EPSJV/Fiocruz)



Angélica Ferreira Fonseca é sanitarista, mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), é atualmente coordenadora da revista Trabalho, Educação e Saúde, na qual atua também como editora científica desde a sua criação em 2003Tem experiência em educação em saúde, pesquisa e ensino de políticas de saúde e desenvolvimento de material didático, além de atuar nos temas: políticas de saúde, modelos de atenção em saúde, saúde da família, formação em saúde e avaliação em saúde.


Como citar este post [ISO 690/2010]:

FONSECA, A. F. Formação em saúde: como superar o dilema entre teoria e prática?. SciELO em Perspectiva: Humanas. [viewed 28 June 2016]. Available from: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/06/27/formacao-em-saude-como-superar-o-dilema-entre-teoria-e-pratica/
 
Posted in: EntrevistasSemana TES, Tagged: 
 
 
Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Blog SciELO em Perspectiva (Humanas)
Autoria: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Blog SciELO em Perspectiva (Humanas)
Colaborador(es): 
Entrevistadora: Angélica Ferreira Fonseca

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