Brasil
Acesso à Informação

Leia artigos científicos relacionados ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

20/02/2019

O Portal de Periódicos Fiocruz alerta, junto ao Ministério da Saúde: cuidado com o álcool e as drogas. Para se informar, confira uma seleção de artigos sobre o tema

Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz) | Foto: Gift Habeshaw (Unsplash)

 

Um alerta. Todos os anos, o Ministério da Saúde destaca o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo (20/2). Nesta data, é preciso lembrar que o consumo de bebidas alcoolicas e outras drogas se torna uma questão de saúde pública quando gera uma relação de dependência química com o usuário - ou seja, vai além do uso moderado e recreativo - ou está relacionado ao tráfico ilícito de drogas.

Todo cuidado é pouco, principalmente no caso de adolescentes e crianças. Aí está a importância de levar informação sobre os riscos relacionados ao consumo destas substâncias em excesso. 

Acretidando que informar é prevenir (e cuidar), o Portal de Periódicos Fiocruz preparou uma seleção de artigos sobre o tema, todos publicados nos periódicos científicos editados pela Fiocruz. Vamos ler, estudar, debater e informar sobre a temática, tão atual e cara para a saúde e a ciência. Acesse, na íntegra:

Drogas e sociedade: material de apoio a atividades educativas na perspectiva emancipatória

É preciso falar sobre o processo de elaboração de material educativo para apoiar ações com jovens, na temática das drogas, resultado de pesquisa-ação emancipatória, desenvolvida ao longo de 14 oficinas, com pesquisadores e trabalhadores da saúde.

Mapeamento de pesquisadores precursores da área de prevenção de drogas em contextos educacionais no Brasil

Apesar do crescente interesse de pesquisadores pela implantação e execução de projetos de prevenção de drogas em contextos educacionais, pouco se conhece sobre a efetividade das ações e projetos desenvolvidos, bem como sobre os pesquisadores que desenvolvem essa temática.

Influência do grupo de pares e uso de drogas ilícitas entre adolescentes brasileiros: um estudo transversal

Drogas e adolescência, um embate da saúde. O estudo examinou o uso de drogas ilícitas e as associações com fatores socioeconômicos e influência do grupo de pares entre adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos de idade. 

Tecnologias de acesso livre para georreferenciamento e análise de sistemas e redes de atenção aos usuários de drogas

Este artigo tem como objetivo apresentar um método de georreferenciamento e análise de sistemas de cuidado aos usuários de drogas baseado em tecnologias e processos de acesso livre, que podem ser utilizados em diferentes cenários.

Trabalho nos centros de atenção psicossocial álcool e drogas e as políticas públicas: que caminho seguir?

Apresenta diferentes posicionamentos das políticas públicas brasileiras vigentes relacionadas ao uso de álcool e drogas e discute possíveis repercussões que tais divergências podem trazer para a atuação do trabalhador da área de saúde.

Farmacovigilância de drogas vegetais e seus derivados: uma ação necessária e já iniciada para a segurança do paciente, no contexto do uso racional de medicamentos

Atenção! A toxicidade das plantas medicinais ou de medicamentos que as contenham é um assunto de saúde pública, uma vez que podem desencadear desde reações adversas até intoxicações graves, além de poder interagir com fármacos convencionais.

Fragmentos da história da atenção à saúde para usuários de álcool e outras drogas no Brasil: da justiça à saúde pública

Identifica fatores associados ao estabelecimento, em 2003, da política de saúde no Brasil para usuários de álcool e outras drogas. Utiliza, como fonte privilegiada, a entrevista semi-estruturada, além da pesquisa bibliográfica e documental.

Cuidado aos usuários de álcool na atenção primária: moralismo, criminalização e teorias da abstinência

No Brasil, a Política de Álcool e Drogas, instituída nos anos 2000, propôs ações de cuidado em rede, incluindo os serviços da atenção primária. Apesar de esforços para qualificar os profissionais, as ações em saúde se mostram ainda pouco acolhedoras, estigmatizantes e ineficazes.

O cotidiano de adolescentes em um centro de atenção psicossocial de álcool e outras drogas: realidades e desafios

Pela ótica deles: este estudo objetivou compreender o cotidiano dos adolescentes em relação às drogas, no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPSad) e nos demais contextos de inserção pelos quais transitam, sob a ótica dos próprios adolescentes.

O consumo de álcool segundo as gravuras Beer Street e Gin Lane de William Hogarth e as obras de John Wesley: convergências e diferenças

É possível usar a arte em assuntos de saúde pública? Sim. O trabalho compara as gravuras Gin Lane e Beer Street, de William Hogarth, com textos do seu contemporâneo John Wesley, spiritus rector do movimento religioso metodista.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.