Brasil
Acesso à Informação

Juan Pablo Alperin

22/11/2016
Por Suely de Brito Clemente Soares

 

Nesta entrevista, o Secretário-Geral da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil), Juan Pablo Alperin, do Public Knowledge Project, fala sobre dois assuntos relacionados à gestão editorial.

Aqui, destaca as novidades da versão 3 do OJS, lançada em 31/8 deste ano. Segundo ele, os leitores vão perceber as mudanças na interface, que são mais modernas e adaptadas a diversos tipos de dispositivos (como celulares, tablets etc.). Além dos benefícios para o leitor, ele fala sobre as melhorias para autores, revisores e editores, comentando de que forma o fluxo foi simplificado.

No segundo momento, Alperin fala sobre o desenvolvimento de uma nova ferramenta de marcação XML que será incorporada ao OJS3. Ele conta que o objetivo é permitir que uma boa parte das revistas - especialmente da América Latina - disponham de uma ferramenta semiautomática, a baixo custo, para que todos os envolvidos nos processos de publicação conquistem maior maior autonomia, sem precisar depender apenas de profissionais da área técnica para fazer a marcação.

Veja também o arquivo da palestra que ele ministrou no evento WEC, promovido pela Abec, de 6/11 a 10/11 deste ano, em São Pedro (SP).

Fonte: Abec Brasil

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.