Brasil
Acesso à Informação

IV Encontro Brasileiro sobre Integridade na Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações

15/07/2016

"Integridade Científica: o papel dos orientadores, editores e financiadores" é o tema deste ano. Inscrições abertas até 9/8!

Atualmente, o Brasil vem enfrentando obstáculos políticos e econômicos que têm colocado desafios adicionais para os seus sistemas de educação, ciência e tecnologia - como o financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento. Apesar desse contexto, algumas prioridades continuam orientando os esforços científicos do país e de sua política científica, o que inclui a promoção de uma cultura de ética e integridade na pesquisa em universidades e centros de pesquisa nacionais. O Encontro Brasileiro sobre Integridade na Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (Brispe) tem estimulado as instituições do país neste sentido, desde 2010.

Com o aumento do engajamento de orientadores, editores e gestores no Brasil, o Brispe vem fomentando essa cultura de ética e integridade em na pesquisa por aqui. O encontro chega à sua quarta edição, que terá como tema "Integridade Científica: o papel dos orientadores, editores e financiadores". O evento será realizado nos dias 17/11 e 18/11 de 2016, na Universidade Federal de Goiás (UFG), e visa fortalecer o papel desempenhado pelo Brasil em nível local e mundial em discussões sobre a conduta responsável na pesquisa. Esse debate tem sido cada vez mais associado a questões sobre ciência e sociedade, confiança pública nos resultados de pesquisa, confiabilidade do registro da pesquisa e a mudanças graduais nos sistemas de comunicação e de recompensa da ciência.

O IV Brispe é voltado a participação de pesquisadores, estudantes universitários, especialmente alunos da pós-graduação, editores, financiadores, gestores, educadores e - de forma mais ampla - todos os interessados na atividade científica.


Submissão de trabalhos

Os participantes poderão optar por apresentar poster e/ou trabalho oral em português, se desejarem. Recomenda-se que a apresentação física do material seja em inglês, visando sua posterior disponibilização a audiência internacional via Proceedings online. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 9/8/2016.