Brasil
Acesso à Informação

Inscrições para competição mundial de comunicação científica vão até 28 de fevereiro

16/02/2018
O FameLab acontece esse ano no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, não bolsistas também podem participar
Por Valentina Leite* | Foto: British Council

 

Para incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação para cientistas, o British Council lançou o FameLab, uma competição de comunicação científica que é realizada em 32 países, desde 2005. Seu objetivo também é integrar cientistas, seus temas e a sociedade. 

No Brasil, a iniciativa está em sua terceira edição e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Museu do Amanhã. 

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher um formulário online, além de fazer o upload de um vídeo com apresentação oral, em português, de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em inglês.

As etapas presenciais da competição acontecem na cidade do Rio de Janeiro. O vencedor nacional, que será escolhido no mês de abril em etapa no Museu do Amanhã, representará o Brasil no FameLab International, na Inglaterra.

 

Quem pode participar?

Poderão se inscrever Bolsistas de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências:

  • CNPq, independente da Unidade da Federação;
  • FAPESP (bolsistas que estejam com a bolsa no país interrompida não são elegíveis);
  • e das seguintes Fundações de Amparo à Pesquisa filiadas ao CONFAP: FAPEG (Goiás), FAPEMA (Maranhão), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPES (Espírito Santo), FAPESB (Bahia), FAPESC (Santa Catarina), FAPITEC (Sergipe) e Fundação Araucária (Paraná).

Também poderão se inscrever no concurso, como não bolsistas, pessoas com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em Português e Inglês que se enquadrem nos requisitos abaixo:

  • Brasileiros (residindo no Brasil ou não) com Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;
  • Estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado ou Livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.

 

Para saber mais, acesse o edital da competição.

 

*Informações tiradas do site https://www.britishcouncil.org.br/famelab