Brasil
Acesso à Informação

Fundação Oswaldo Cruz completa 119 anos: confira a programação de aniversário

28/05/2019
Acompanhe e participe das atividades preparadas para a comunidade, que vão até o dia 31/5
Por Portal de Periódicos Fiocruz, com informações de Claudia Lima (CCS/Fiocruz)


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está celebrando seu aniversário de 119 anos (25/5) com uma série de atividades para toda a comunidade. A programação vai até o dia 31 de maio.

Feira Fiocruz Saudável

Hoje (28/5), às 9h, no auditório do Museu da Vida, acontece o lançamento da reedição do livro O massacre de Manguinhos, da Coleção Memória Viva do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e um documentário sobre a reintegração dos pesquisadores cassados durante a ditadura militar. O evento será seguido de uma roda de conversa.

Às 13h30, será aberta a Feira Fiocruz Saudável, na Praça Pasteur, próxima ao Castelo. A Feira promove diversas apresentações e atividades para o público interno e durante toda a semana. Os trabalhadores com 30 anos de atividade serão homenageados com placas e certificados pela presidente Nísia Trindade Lima às 14h, também na Praça Pasteur. O dia termina com apresentação do coral, às 16h30.


Balanço da gestão
 
Na quarta-feira (29/5), às 14h, a Presidência apresentará um balanço da gestão no auditório do Museu da Vida. Às 14h30, na Praça Pasteur, os trabalhadores poderão assistir à apresentação do Balé de Manguinhos.

Já no dia 30/5, quinta-feira, o Projeto Social Casa Viva apresenta o Música na Calçada, às 15h, também na praça, onde, às 16h, a Editora Fiocruz promove uma tarde de autógrafos de livros da Coleção Fazer Saúde.
 
As comemorações terminam na sexta-feira, 31/5. De manhã, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, será apresentada a comissão responsável pela preparação das comemorações do próximo aniversário da Fundação, que completará 120 anos em 2020. Na cerimônia, será apresentado um vídeo do Tour Virtual ao Castelo e os novos concursados serão empossados.
 
O encerramento ocorre às 14h, também na Tenda, com a entrega de diploma de Pesquisador Emérito aos pesquisadores Euzenir Nunes Sarno; Renato Sergio baião Cordeiro; Maria Cecília de Souza Minayo; e Paulo Marcos Zech Coelho.


Como foi o primeiro dia

Antes do início das comemorações, a bancada de parlamentares do Rio de Janeiro foi recebida pela Presidência da Fiocruz para um café da manhã na Residência Oficial. Na pauta, os 120 anos da Fiocruz e desafios para o futuro. A principal atividade comemorativa foi a conferência A Ciência do Futuro e o Futuro da Ciência na Fiocruz, com uma roda de conversa com o Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Erney de Camargo.

No dia 27 de maio aconteceu o Seminário Advocacy: O que é? Como se faz? Experiências na saúde pública e impactos no uso dos resultados das pesquisas científicas. No mesmo dia, a Fiocruz Mata Atlântica promoveu em sua sede a mesa redonda O sertão carioca de Armando Magalhães Correa.
 
Confira a programação completa e participe!