Brasil
Acesso à Informação

Fiocruz se mobiliza em defesa da vacinação

18/10/2019

O pesquisador Cláudio Maierovitch fala sobre mitos e verdades relacionados às vacinas e sobre a queda na cobertura vacinal no Brasil. Assista ao programa Conexão Ciência e leia também o artigo da CSP que trata da vacinação de trabalhadores

 

Em defesa da saúde, reforçamos: #VacinaSim. No dia 19 de outubro, acontece o Fiocruz pra Você. Esta é a 26ª edição do evento, que aproxima a população dos serviços de saúde, promovendo uma série de atividades educativas, científicas, sociais e culturais. O evento é associado a uma campanha de vacinação e, este ano, crianças de até 4 anos serão imunizadas com a tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba). Também haverá um ato, envolvendo colaboradores, gestores, autoridades e moradores das comunidades vizinhas numa ação de sensibilização para a importância da vacinação.

Autoridades de saúde têm alertado a sociedade sobre a queda da cobertura vacinal — nos últimos dois anos, os índices relativos às principais vacinas oferecidas pelo SUS têm registrado queda. Doenças como poliomielite e sarampo, já consideradas eliminadas ou erradicadas no país, voltaram a representar um grave problema de saúde pública. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) mostram que os casos notificados de sarampo no mundo cresceram 300% nos primeiros três meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018. Neste sentido, destacamos a entrevista em vídeo com pesquisador da Fiocruz Brasília, Cláudio Maierovitch. Ele fala sobre mitos e verdades das vacinas e explica por que os índices de vacinação estão caindo no Brasil no programa Conexão Ciência, uma parceria com a Embrapa e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Complementando o debate, indicamos a leitura do artigo Vacinação e fatores associados entre trabalhadores da saúde, publicado nos Cadernos de Saúde Pública. O objetivo foi analisar os fatores associados à vacinação entre profissionais de redes municipais de saúde na Bahia. Conduzido entre 2010 e 2012, o estudo transversal contou com 3.084 trabalhadores da atenção primária e de média complexidade.

Vacine-se e mobilize suas redes!

Durante a 26ª edição do Fiocruz pra Você (19/10), a Fiocruz promove uma ação para conscientizar sobre a importância da vacinação. A instituição produz diversas vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações e reunirá seus trabalhadores, autoridades e a comunidade. Será formada uma grande gota, símbolo da vacinação contra poliomielite e do personagem Zé Gotinha, que será registrada numa foto aérea por um drone. A ação faz parte da programação dos 120 anos da Fundação.

Acompanhe o Fiocruz Pra Você pelas redes sociais da Fundação (Facebook, Twitter, Instagram).

Autoria: 
Texto: Portal de Periódicos Fiocruz, com informações da CCS/Fiocruz e de Matheus Cruz (AFN/Fiocruz)
Vídeo: Fiocruz Brasília

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.