Brasil
Acesso à Informação

Fiocruz lança Twitter para notícias em inglês

28/11/2018
Do Brasil para o mundo, o objetivo é divulgar notícias que tenham interesse para a comunidade internacional
Por Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de lançar seu Twitter em inglês. O objetivo da ferramenta é divulgar as notícias da instituição que tenham interesse para a comunidade internacional. Com parcerias em mais de 50 países e 100 instituições, a Fundação já conta com um boletim de notícias internacional, que acabou de completar dois anos. “A nova conta de Twitter da Fiocruz vem se somar à estratégia de estreitar o contato com as instituições de todo o mundo que trate de assuntos de ciência, tecnologia e saúde pública”, conta Elisa Andries, coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz. O endereço do Twitter em inglês é @fiocruz_en.

Com o novo Twitter, a comunicação aproveita para reforçar o planejamento de mídias sociais da Fundação, que conta com canal no YouTubeInstagramFacebook e o próprio Twitter. “Atualmente, as mídias sociais são essenciais para criar uma ligação entre a sociedade e as instituições, assim, não é possível pensar comunicação sem estes instrumentos, que são muito eficazes para passar informação qualificada e de maneira rápida”, explica Elisa. O canal do You Tube disponibiliza vídeos oficiais da Fiocruz e, em destaque, está o institucional, lançado recentemente, que já conta com mais de oito mil visualizações.

Além da divulgação dos principais eventos da Fundação, a fanpage no Facebook (/oficialfiocruz), que conta com pouco mais de 127 mil curtidas, mostra as ações e serviços da Fiocruz. Já o Instagram (/oficialfiocruz) chegou à marca de dez mil seguidores e, por se tratar de uma mídia que privilegia as fotos, acaba por promover a integração entre as pessoas e a Fiocruz por meio de marcação em fotos e uso de hashtags que remetem à instituição. O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e alcançou o impressionante número de um bilhão de usuários ativos recentemente.

Twitter internacional será a terceira conta institucional da Fiocruz neste ambiente, uma vez que a Fundação possui o Fiocruz Oficial (@fiocruz) e o da Agência Fiocruz de Notícias (@agencia_fiocruz). O oficial, criado no início de 2009, há quase dez anos, tem cerca de 47 mil seguidores. Vale lembrar que a atuação da Fiocruz nas mídias sociais vai além das contas gerenciadas pela comunicação, uma vez que várias unidades e regionais da Fundação também possuem seus perfis independentes, de forma a assegurar a comunicação com todos os públicos, do geral até os mais segmentados.