Brasil
Acesso à Informação

Fiocruz lança curso EAD sobre metodologia da pesquisa científica

05/09/2019

Acesse o curso e leia artigo da Revista Trabalho, Educação e Saúde sobre metodologias ativas de aprendizagem

Por Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Observar, questionar, criar hipóteses e experimentar. Estas são algumas das etapas utilizadas pelo método científico – um conjunto de regras, procedimentos e linguagens que definem o que é ou não é ciência. Para ampliar os conhecimentos sobre o tema, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está lançando o curso Metodologia da Pesquisa Científica.

E, claro, sempre trazendo o que há de mais atual em educação. O curso é gratuito, aberto a todos os interessados (cientistas ou não) e oferecido à distância (EAD), com aulas online. A oferta contempla aplicações em diferentes áreas do conhecimento, em especial no campo da saúde pública.

Inscrições abertas: vem aprender a fazer ciência!

Os alunos serão apresentados aos fundamentos do método científico aplicados à pesquisa e serão instrumentalizados para elaborar projetos que atendam a demandas sociais, organizacionais e profissionais. 

Dentre os objetivos da aprendizagem, estão: entender as bases da filosofia da ciência; conhecer e usar fundamentos, métodos e técnicas de elaboração da pesquisa científica; compreender e empregar as diretrizes do trabalho científico para formatação, indicação de citações, uso de fontes de informação e organização de referências; identificar diferentes métodos e tipos de pesquisa; e desenvolver sua tese com autonomia e segurança. 

Trata-se de um Massive Open Online Course (MOOC, na sigla em inglês), o que significa que é um curso para um público amplo (massivo), aberto e online. Cada participante determina como vai se dedicar ao curso para cumprir a carga horária total, que é de 30 horas. Serão concedidos certificados de participação para os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 70 no questionário de avaliação final.

Vem aprender a fazer ciência! Inscreva-se já através do Campus Virtual Fiocruz.

Metodologias ativas de aprendizagem​

Educação à Distância (EAD) é um método de ensino cada vez mais utilizado na educação. A Revista Trabalho, Educação e Saúde publicou um artigo que analisa a produção científica sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem na educação na saúde. 

De acordo com os autores, de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil, essas metodologias têm contribuído para mudanças no modo de pensar e agir dos profissionais de saúde, os quais passaram a interagir em um espaço plural de interesses, potencialidades e capacidades.

Leia o artigo completo, aqui pelo Portal de Periódicos FiocruzUso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.