Brasil
Acesso à Informação

Fiocruz celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

06/02/2019

No dia 11/2, serão realizadas atividades em todo o mundo para dar visibilidade ao tema. Aqui no Portal de Periódicos Fiocruz, preparamos o Especial Meninas e Mulheres na Ciência. Acesse!

Por Portal de Periódicos Fiocruz (com informações da CCS/Fiocruz) | Foto: Divulgação

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) convida a comunidade científica para o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado no dia 11 de fevereiro. A data foi instituída em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas. Em 2019, sob a liderança da Unesco e da Onu Mulheres, serão realizadas, em diversos países, atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Ao comemorar a data, a Presidência da Fiocruz e a comunidade interna mostram seu compromisso com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com as diretrizes institucionais e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.

No próximo dia 11, a Fiocruz promove uma Roda de Conversa sobre o tema, das 9h às 12h30, no Auditório do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz. Será um espaço de diálogo e reflexão, a partir das falas de mulheres cientistas sobre suas trajetórias e visões. A atividade será aberta pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e contará com as participações das pesquisadoras:

•    Helena Assumpção (Associação de Pós-graduandos da Fiocruz)
•    Márcia Chame (Programa Institucional Biodiversidade & Saúde)
•    Maria Cecília Minayo (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca)
•    Maria do Carmo Leal (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca)
•    Maria Elisabeth Lopes Moreira (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira)
•    Mychelle Alves (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde)
•    Patrícia Brasil (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas)
•    Yara Traub-Cseko (Instituto Oswaldo Cruz)

Para entrar no clima do encontro, o Portal de Periódicos Fiocruz selecionou conteúdos publicados aqui sobre a participação das mulheres na área científica, incluindo artigos, entrevistas, notícias de destaque e prêmios. Confira o Especial Meninas e Mulheres na Ciência.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.