Brasil
Acesso à Informação

Fast Track: publicação de estudos sobre zika em 24 horas

08/04/2016

Entenda como é o processo rápido adotado pela Revista Memórias do IOC e acesse o site com vários manuscritos sobre o tema

Por Memórias do IOC | Foto: Fiocruz Imagens (Rodrigo Méxas e Raquel Portugal)

Fêmea do Aedes aegypti no Lab. de Mosquitos Transmissores de Hematozoários


Como parte das ações para apoiar a decisão tomada pelo Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz para dar prioridade a trabalhos sobre a epidemia de zika, os editores da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (MIOC) criaram uma seção no site da revista, chamada Zika Fast Track. Neste espaço, serão divulgadas manuscritos de pesquisas relevantes sobre Zika. Esta decisão também se baseia no contexto da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional declarada pelo Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, em 1/2/2016. Assim, Memórias segue o exemplo do Boletim da OMS (1), tornando os dados nestes documentos livremente disponíveis para uso irrestrito, distribuição e reprodução, desde que a obra original, seja devidamente citada como indicado pela licença Creative Commons Attribution (CC BY).

Depois de apresentados à revista Memórias do IOC, todos os manuscritos de investigação sobre a epidemia causada pelo Zika vírus serão avaliados por um editor. Um um identificador de objeto digital será atribuído àqueles considerados relevantes e o manuscrito será, então, publicado on-line na seção Zika Fast Track do site, no prazo de 24 horas. Os números DOI atribuídos a cada manuscrito são registros preliminares ainda não registrados no Crossref. Se o manuscrito for aceito para publicação pela revista MIOC, o número DOI será processado ​​por SciELO na publicação Crossrefon.

Ao mesmo tempo, os manuscritos serão avaliados pelo método de revisão por pares. Os dados dos estudos serão atribuídos aos autores, tornando-se livremente disponíveis para o escrutínio do leitor, que poderrá usá-los, distribuí-los e reproduzi-los sem restrições, mediante citação da obra origianl como indicado pela licença Creative Commons Attribution (CC BY). Em trabalhos aceitos por Memórias, seguindo a revisão por pares, o período de dados abertos no Zika Fast Track será mencionado na publicação final. Em caso de rejeição após a revisão por pares, os autores são livres para buscar outra publicação.

Os manuscritos podem ser enviados através do site da revista: http://memorias.ioc.fiocruz.br/


(1) Dye C, Bartolomeos K, Moorthy V, Kieny MP, 2016. Compartilhamento de dados em situações de emergência de saúde pública: uma chamada para pesquisadores. Boletim da OMS 94: 158.

 

 
 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.