Brasil
Acesso à Informação

Fé eterna na ciência

23/10/2018

Documentário conta a história de vida do médico, poeta e pesquisador Luiz Fernando Ferreira, ex-presidente da Fiocruz

Na segunda-feira (22/10/2018), faleceu o ex-presidente e pesquisador-emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luiz Fernando Ferreira. Este documentário, produzido em 2013, conta um pouco sobre a vida do médico, poeta e pesquisador, que deixa um imenso legado para a ciência brasileira.

Em 1978, motivado pelo questionamento sobre a esquistossomose mansônica no Brasil, resolveu fazer investigações do parasito em fezes humanas preservadas oriundas de diversos sítios arqueológicos brasileiros. Criava, assim, a Paleoparasitologia, área que estuda parasitas em material arqueológico. 

Nascido no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1936, Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1962. Dirigiu a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) entre 1978 e 1979. No período de março a junho de 1990, assumiu interinamente a Presidência da instituição.

O pesquisador desenvolveu suas atividades no Departamento de Ciências Biológicas da Ensp/Fiocruz e sempre foi incentivador da formação de recursos humanos para a saúde nos diferentes níveis escolares. Referência mundial nas pesquisas paleoparasitológicas, foi o principal responsável pelo aperfeiçoamento de grupos de pesquisadores na área.

No documentário Fé eterna na ciência, produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz​, Luiz Fernando conta suas histórias, “algumas verdadeiras outras nem tanto”, como ele mesmo acentua. Desde jovem encantado com os sábios de Manguinhos, ele escolhe os caminhos da ciência. No vídeo, nos relata sua trajetória de pesquisas e aventuras permeadas por um imaginário povoado por lendas e mitologias. Assista.

Revisite artigos do pesquisador e leia pesquisas de outros autores sobre esquistossomose mansônica:
 

*Portal de Periódicos Fiocruz (Com informações da Agência Fiocruz de Notícias)

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz
Autoria: 
Realização: VideoSaúde Distribuidora e Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Ano: 2013
Colaborador(es): 
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Direção de fotografia: Antônio Luiz Mendes Soares
Montagem: Joana Collier
Música original e mixagem: Bernardo Gebara
Som direto: Alexandra Carias
Produção: Casa da Oswaldo Cruz e Produtora 4Ventos
Projeto gráfico: Valéria de Sá - Multimeios | Fiocruz (criação desenvolvida com base na arte original de Fernando Vasconcelos)
Distribuição: VideoSaúde

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.