Brasil
Acesso à Informação

Estratégias computacionais na busca de novos fármacos contra o HIV

02/12/2015

Artigo de revisão apresenta técnicas que podem contribuir para aprimorar medicamentos e desenvolver compostos mais eficientes para tratamento da Aids

Por Maíra Menezes (Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz)

Figura apresentada no artigo destaca detalhes da estrutura da enzima transcriptase reversa do vírus HIV, que é um dos alvos de medicamentos contra a Aids


Um artigo de revisão elaborado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apresenta métodos computacionais que podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes contra o HIV. Trata-se do estudo Computational drug design strategies applied to the modelling of human immunodeficiency virus-1 reverse transcriptase inhibitors, publicado na edição de novembro da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, que teve uma de suas figuras destacadas na capa da revista.

De autoria de Lucianna Helene Santos, doutoranda do programa de Pós-graduação; Ernesto Raúl Caffarena, coordenador do mesmo Programa; e Rafaela Salgado Ferreira, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o artigo destaca que o surgimento de linhagens do vírus HIV resistentes aos medicamentos atuais reforça a necessidade de desenvolver novos compostos. Neste sentido, a pesquisa aborda a busca por novos inibidores da transcriptase reversa, uma enzima importante no ciclo de vida do vírus da Aids, que é um dos principais alvos dos remédios usados no controle da doença.

Além de discutir diversas técnicas computacionais que podem ser utilizadas para desenhar moléculas com atuação sobre a enzima, os pesquisadores elencam exemplos de medicamentos contra o HIV, em uso ou em fase de testes, que contaram com estudos deste tipo no seu desenvolvimento. 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.