Brasil
Acesso à Informação

Especialistas em divulgação científica discutem a construção deste campo acadêmico em simpósio

01/03/2018

A divulgação científica como atividade prática vem, há algumas décadas, conquistando importância e espaço no Brasil. A interface acadêmica do campo, no entanto, embora atraia atenção crescente, ainda é emergente no país e precisa enfrentar dificuldades e desafios para se estabelecer como área de conhecimento independente. O simpósio “A ciência da divulgação científica II: a construção de um campo acadêmico”, que vai acontecer de 5 a 7 de março, no Museu da Vida (COC/Fiocruz), visa contribuir para fortalecer essa interface da divulgação científica. 

Com a participação de diversos especialistas no campo, do Brasil e de outros cinco países, o evento abordará uma série de temas relevantes nos estudos da divulgação científica, entre eles a inserção da ciência na cultura, a percepção pública da ciência e tecnologia e pesquisas em museus de ciências. 

Além de mesas redondas, haverá um workshop sobre metodologias de pesquisas em museus, no dia 7 pela manhã, com Marianne Achiam, do Departamento de Educação Científica da Universidade de Copenhagen (Dinamarca).

No mesmo dia, na parte da tarde, haverá a primeira aula da disciplina “Leitura e avaliação de fontes de informação em ciência e tecnologia”, que será oferecida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, por Mônica Macedo-Rouet, da Universidade Paris 8, na França. Com vagas limitadas, a disciplina, que será ministrada em português, está aberta somente para estudantes de pós-graduação da Fiocruz e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Confira a programação completa aqui e não perca!

Dias 5/3 e 6/3: as atividades são abertas a todos e dispensam inscrições.
Dia 7/3 (manhã): para participar do workshop é preciso se inscrever pelo e-mail nedc.fiocruz@gmail.com
Dia 7/3 (tarde): estudantes da pós-graduação devem se inscrever pelo e-mail pgdc@fiocruz.br

Na programação do evento, temas como inserção da ciência na cultura, percepção pública da ciência e tecnologia e pesquisas em museus
Por Museu da Vida (COC/Fiocruz)