Brasil
Acesso à Informação

Especial Saúde Mental: estresse e assédio moral

09/10/2015

Trabalho, Educação e Saúde traz à tona fatores que afetam a saúde do trabalhador, e debate questões relacionadas à Reforma Psiquiátrica

Por Paulo Guanaes | Trabalho, Educação e Saúde

 

Marcando o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), a revista Trabalho, Educação e Saúde traz o suplemento especial Saúde Mental, que dá destaque aos trabalhadores da saúde. Nesta edição, há estudos sobre estresse, assédio moral, normas regulatórias e as resistências em se instituir novas estratégias de atenção - que refletem baixa ou pouca relação democrática entre profissionais - trazendo à tona fatores que afetam direta ou indiretamente a saúde e a saúde mental do trabalhador.

Esta edição temática traz também elementos que problematizam a direção política e social que vem sendo construída e consolidada pelo movimento de Reforma Psiquiátrica. É o caso das relações de trabalho, que vêm se reconfigurando com ênfase na equipe, além de reflexões analíticas sobre a constituição da consciência e da alienação no contexto dessa reforma.

A denominada Reforma Psiquiátrica, iniciada nos anos 1980, não se limitou ao fechamento de manicômios no Brasil. Ao contrário do modelo tradicional, busca refletir uma nova lógica de cuidado, deslocando a figura de quem trata para o coletivo, incluindo todos que participam da estratégia do cuidado. Ou seja: compartilhando a responsabilidade, que recaía apenas sobre o médico e relegava aos demais profissionais envolvidos um papel secundário.

Com este suplemento especial, Trabalho, Educação e Saúde acrescenta ao debate aspectos relevantes da Reforma Psiquiátrica, que se concretizou pela ação de movimentos dos trabalhadores, usuários, seus familiares e segmentos da sociedade civil. A revista mostra a importância de seus questionamentos sobre o modelo repressor e segregador hegemônico da época, com foco na doença mental em vez da pessoa, uma característica do formato hospitalocêntrico.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.