Brasil
Acesso à Informação

Especial MedTrop 2018

31/08/2018

Portal de Periódicos Fiocruz apresenta especial de artigos sobre vacinas, arboviroses, malária, zika e dengue – temas em foco no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2018). A curadoria é dos editores das revistas científicas publicadas pela Fiocruz

Por Portal de Periódicos Fiocruz* | Imagem: montagem*

 

De 2 a 5 de setembro, Recife (RN) sedia o 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2018). Com o tema Doenças transmissíveis, predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias, o encontro reunirá cerca de três mil participantes (pesquisadores, médicos e estudantes) do Brasil e de outros países para debater os desafios das doenças tropicais no mundo. O trabalho desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no campo da saúde está diretamente relacionado à prevenção, vigilância e controle das doenças e temas em foco no Congresso. Por isso, o Portal de Periódicos Fiocruz apresenta o Especial MedTrop 2018. Os editores das revistas científicas publicadas pela Fiocruz, selecionaram artigos sobre vacinasarbovirosesmaláriazika e dengue para que todos os interessados – estejam ou não participando do Congresso – possam ter acesso à produção científica recente sobre os temas. Confira aqui!

O MedTrop contará com uma programação extensa: são 42 mesas-redondas, 21 palestras e 11 conferências magnas. Nestes espaços, a comunidade científica apresentará pesquisas e estudos para vencer, entre outros desafios, as arboviroses e demais doenças endêmicas transmitidas por mosquitos. O tema será tratado em workshop específico sobre vetores, o Entomol7, que acontecerá simultaneamente ao congresso. O Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ganhará destaque.

Associado ao tema das doenças transmissíveis, serão discutidas as questões de condições de vida e a falta de saneamento, que interferem na transmissão das doenças. O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Sinval Brandão Filho, lembra que "as condições precárias de saneamento favorecem diretamente a incidência e transmissão da maior parte destas doenças, chamadas hoje de doenças tropicais de populações negligenciadas".

54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2018)
Data: 2 a 5 de setembro
Local: Centro de Convenções, em Olinda (PE) e Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, Recife (PE), além de outros locais onde serão os cursos e oficinas
Mais informações no site do congresso.

 

*Com informações do Portal Fiocruz e do site do MedTrop
** Fotos: Fiocruz Imagens
(vacinas: Raquel Portugal, arboviroses: Genilton Vieira, malária: Rodrigo Mexas, dengue: Peter Ilicciev) e WikimediaCommons (zika)

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.