Brasil
Acesso à Informação

Entrevista com Naomar de Almeida Filho

14/08/2018

Professor trata do percuso da saúde coletiva brasileira na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde

“Penso que existe sempre um elemento de afirmação de princípios e valores pelos quais vale a pena lutar". É o que afirma Naomar de Almeida Filho, professor titular aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-reitor da UFBA e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em entrevista para a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. No vídeo, ele fala sobre educação e saúde nos tempos atuais.

De forma didática, o professor avalia o percurso da saúde coletiva no Brasil, as experiências de gestão em saúde e a educação posteriores à Constituição Federal. Em particular, trata da gestão de universidades públicas, em um contexto de crise institucional e de intolerância. Aborda também o papel do Estado no enfrentamento das desigualdades sociais, especialmente no acesso à saúde e à educação, temas também comentados em sua aula inagural Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Para saber mais, leia a entrevista completa aqui.

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Autoria: 
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Gravação: Gerson Côrtes Filho | VideoSaúde/Icict/Fiocruz
Edição: Leonardo M. Azevedo | VideoSaúde/Icict/Fiocruz

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.