Brasil
Acesso à Informação

Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz aborda ciência aberta e inovação

24/10/2018
O evento reunirá profissionais de informação de toda a Fiocruz nos dias 30 e 31 de outubro. Inscreva-se!
Por André Bezerra (Icict/Fiocruz)

 

Com o tema Ciência aberta e inovação,  será realizado, nos dias 30 e 31 de outubro, o 12º Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o evento receberá profissionais de informação de toda a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O público poderá acompanhar a transmissão online do encontro, à distância, através do sistema de webconferência da instituição.

O evento será aberto com a palestra Ciência Aberta: o que pesquisadores e profissionais de informação precisam saber, apresentada por Pedro Príncipe, da Universidade do Minho e gestor de projetos de acesso aberto como o OpenAIRE. Na mesma sessão, haverá a palestra Competência em informação e ciência aberta, com Marianna Zattar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No segundo dia, será lançado o e-book Oswaldo Cruz: suas publicações científicas e redes de colaboração, que será apresentado por Rosany Bochner, editora da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) e pesquisadora do Icict.

Haverá também palestras sobre comunicação científica com: Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (Ibict); Ana Heredia, do ORCID;  Viviane Veiga, do Icict sobre Dados de Pesquisa. A mesa será mediada por Paula Xavier, coordenadora na Vice-Presidência de Edução, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz).

Em ambos os dias, os participantes serão contemplados com uma programação cultural, que inclui visita à exposição Insetos Ilustrados, na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, e espetáculo teatral.