Brasil
Acesso à Informação

Editora Fiocruz publica livro sobre Atenção Primária à Saúde no Brasil

03/04/2019

A obra é assinada por pesquisadores da Ensp/Fiocruz e reúne experiências e desafios sobre a APS no Brasil

Por Agência Fiocruz de Notícias

 

Os pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Maria Helena Magalhães de Mendonça, Gustavo Corrêa Matta, Roberta Gondim e Lígia Giovanella organizaram a coletânea de textos Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. O livro, publicado pela Editora Fiocruz, reúne experiências e revela a amplitude, diversidade e profundidade da discussão sobre APS, expondo sua trajetória e seus desafios no país.

De acordo com os organizadores, o livro tem por objetivo apoiar o espaço de formação, pesquisa e gestão no campo da APS, de forma a alcançar gestores do Sistema Único de Saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores e profissionais de saúde que atuam na área. O livro é composto de Introdução e três partes, intituladas Componentes Estratégicos para a Conformação da APS no SUS, Processo de Trabalho e Práticas Profissionais em APS e Panorama da Pesquisa em APS no Brasil

Gastão Wagner de Sousa Campos, professor titular da Universidade Estadual de Campinas e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, abre o prefácio do livro afirmando que a Atenção Primária à Saúde (APS) é uma das principais inovações tecnológicas do século XX, sendo uma construção coletiva articulada com as estratégias dos sistemas universais e públicos de saúde. “Imersos nessa crise global que tanto afeta o Brasil, corremos o risco de perder a esperança e, tão grave quanto isso, perder a capacidade de análise. Me despertaram para o quanto fizemos, para a importância e solidez do que foi construído, para a possibilidade de resistência e, mais, para a pertinência de prosseguirmos com as reformas políticas e sanitárias”.

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, assina a orelha do livro. “Com acerto, os autores relacionam o adensamento da APS à expansão da Estratégia Saúde da Família, apontando seu impacto na redução de desigualdades e iniquidades socioeconômicas.”Para ela, a reflexão sobre a trajetória da APS no Brasil inscreve-se em uma agenda programática de defesa do acesso universal à saúde como direito humano.

No mais, é conferir a obra que muito estimula aos que trabalham com saúde a persistirem  na defesa dos direitos estabelecidos pelo Art. 196 da Constituição Federal: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Saiba mais sobre o livro e conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.