Brasil
Acesso à Informação

Editora Fiocruz lança Livraria Virtual

24/05/2016

Conheça o novo canal de acesso aos livros, e aproveite a oferta de 30% de desconto em todos os títulos até 3/6

Por Portal Fiocruz

 

A Editora Fiocruz acaba de lançar sua Livraria Virtual, um novo canal de acesso aos livros, que oferece mais eficiência, comodidade e segurança para a aquisição dos títulos. Como parte das comemorações do aniversário da Fiocruz, de 23/5 a 3/6 todos os títulos estão com 30% de desconto.

Para o editor executivo João Canossa, a iniciativa reforça a missão da Editora Fiocruz.“Produzir livros de qualidade nas mais variadas áreas da saúde pública é uma parte dessa missão. A outra é garantir que esse conhecimento sob a forma de livro chegue aos leitores e por eles seja apropriado, contribuindo para a promoção da saúde e o fortalecimento do SUS".

Antes, as compras de livros pela internet só podiam ser feitas por boleto bancário, lembra Marcelo Pinto, responsável pela área de Tecnologia da Informação da Editora Fiocruz. “Com a inauguração da Livraria Virtual, passamos a oferecer uma ferramenta on-line com todas as funcionalidades, como carrinho de compras e outras opções de pagamento (como cartão de crédito)". O envio dos livros na modalidade PAC dos Correios continua sendo gratuito, mas, se o cliente preferir arcar com os custos de frete, pode escolher uma entrega mais rápida, via Sedex. “Muitos precisam dos livros com urgência e, antes, não podíamos atender a essa demanda”, conta.

Como funciona

As páginas institucionais da Editora no Portal Fiocruz continuam existindo e sendo atualizadas, mas os links direcionam para a Livraria Virtual - que permite a aquisição de livros e também DVDs do selo Fiocruz Vídeos e da VideoSaúde Distribuidora. As ligações entre o Portal e a Livraria permitem ao internauta localizar as informações e serviços sem demoras.

A arquitetura da informação e o design da Livraria Virtual visam facilitar a navegação pelo catálogo da Editora e a busca por títulos de interesse: é  possível identificar rapidamente títulos disponíveis e esgotados. O internauta também consegue localizar facilmente os lançamentos e as promoções, além de realizar cadastro e compras com agilidade.

Cada etapa do processo pode ser acompanhada na área do cliente, na Livraria Virtual, ou por e-mail. As mensagens são usadas para confirmar pagamentos, informar códigos de rastreamento das encomendas, divulgar novidades etc . “A Livraria Virtual representa um avanço importante na relação da Editora com seus leitores. Até nossa política de descontos ficou melhor, incluindo cupons para abatimento do preço e outras ofertas”, explica Marcelo.

Parceria com foco no leitor

As gerências de Projetos, Tecnologia da Informação e Administração Financeira e Contábil da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) foram fundamentais para o desenvolvimento da Livraria Virtual. O analista Leandro Machado, da Gerência de Projetos, lembra que o projeto resulta de um trabalho de forte cooperação. “Este projeto mexeu com toda a nossa estrutura, pois difere dos projetos de pesquisa da Fiocruz. Um novo e interessante desafios, que permite pensar ‘fora da caixa’ e aprender a cada dia”, comemora. 

Marcelo Garcia, da Gerência de Tecnologia da Informação, destaca que “por ser um projeto ‘novo’ para a Fiotec, aprendemos a utilizar a ferramenta em sua totalidade. Isso possibilitou fazer todas as configurações necessárias para uma boa relação entre a Editora e seus clientes. Assim, aprendemos a ter um olhar mais crítico para situações que envolvem o público externo”. Segundo ele, a expectativa é que a nova ferramenta contribua para o crescimento da base de leitores. 

Diferentes canais de acesso

A Livraria Virtual vem se somar a outros canais de acesso aos livros da Editora Fiocruz: livrarias e distribuidores parceiros em diferentes localidades do país; eventos científicos e literários, nacionais e internacionais, nos quais a Editora participa com estande próprio ou coletivo; e livros digitais, em acesso aberto e comercial, disponíveis no Portal SciELO Livros. A Editora Fiocruz conta ainda com uma livraria física, localizada na sede da Fiocruz, em Manguinhos, que funciona na sala 12 do prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Fioruz (Asfoc-SN).

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.