Brasil
Acesso à Informação

Editor de HCS-Manguinhos dará aulas nas universidades de Harvard, Yale e Brown

19/01/2018

O pesquisador Marcos Cueto foi convidado a ministrar aulas e uma série de palestras sobre história da saúde global e América Latina

Por Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Marcos Cueto vai compartilhar seus conhecimentos em três universidades
norte-americanas de prestígio 

 

A Universidade de Harvard convidou o historiador Marcos Cueto, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), para ocupar a cadeira “Robert F. Kennedy Visiting Professorship”. Ele dará aulas na prestigiosa instituição norte-americana até meados de maio deste ano. Cueto é um dos editores da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicada pela COC/Fiocruz. 

Em Harvard, ele fará uma série de palestras e ministrará aulas sobre história da saúde global e América Latina. Esses temas também serão levados as não menos importantes universidades de Yale e Brown, que conhecerão as recentes pesquisas sobre aids e Brasil feitas pelo historiador. Em Massachusetts, Cueto estará vinculado ao Departamento de História da Ciência e ao David Rockefeller Center for Latin American Studies de Harvard. 

O pesquisador recebeu o Prêmio George Rosen 2017, da Associação Americana para a História da Medicina, em reconhecimento ao livro “Medicine and Health in Latin America: a history”, escrito com Steven Palmer, e publicado pela Cambridge University Press. A obra saiu no Brasil pela Editora Fiocruz (Medicina e Saúde na América Latina: uma história).

Em novembro, Marcos Cueto viajou à China, onde foi pesquisador convidado por um mês no The Center for the History of Global Development, da Universidade de Xangai.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.