Brasil
Acesso à Informação

Edição acadêmica é tema de seminário que comemora os 25 anos da Editora Fiocruz

Promover reflexões, encontros e intercâmbio de práticas entre casas editoriais é um dos objetivos do evento, que também vai tratar dos distintos tipos de publicação científica

02/04/2018
Por Fernanda Marques (Editora Fiocruz)


Em maio de 2018, dentre as iniciativas em comemoração dos 25 anos da Editora Fiocruz, será realizado o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e, no contexto deste, a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Com o tema central Edição Acadêmica em Perspectiva de Diálogos, os eventos têm por objetivo promover reflexões, encontros e, principalmente, intercâmbios de saberes e práticas entre casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa.

Não faltarão ao debate elementos tais como: o livro acadêmico e seus conteúdos, seus leitores e mercados; os distintos tipos de publicação científica, suas possibilidades, limites e incentivos; os alcances dessas publicações e os desafios de difundir local e globalmente o conhecimento que congregam; cenários políticos e políticas para que melhores cenários sejam uma realidade.

A programação começará no dia 22 de maio, no campus sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Após os Diálogos de Abertura, que trarão visões contemporâneas sobre os papéis do livro, os participantes subirão a serra até Petrópolis, conhecida como Cidade Imperial. Com variadas rodas de conversa e atividades culturais, a programação seguirá até o dia 25 de maio no Palácio Itaboraí.

Confira aqui a programação completa.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.