Brasil
Acesso à Informação

Destaque 16092017 - Visa em Debate - Debate: a relação entre a vigilância sanitária, a valorização dos produtos artesanais e a agricultura familiar

16/09/2017
Período: 
16/09/2017 - 17:20 até 16/10/2017 - 17:20
Descrição: 

O debate sobre Segurança alimentar, riscos, escalas de produção - Desafios para a regulação sanitária se destaca no vol. 5, n. 3, ago/2017 da revista Visa em Debate, editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). O artigo discute uma questão superatual, que hoje volta à tona e ganha destaque na mídia nacional e nas redes sociais, a partir de um post escrito pela chef Roberta SudbrackEleita a melhor chef mulher da América Latina em 2015, ela se queixou de uma apreensão de queijos e embutidos em seu estande no festival de música Rock in Rio. O problema foi a falta de um selo de inspeção fiscal nos produtos, que são de origem artesanal - levando Sudbrack a fechar o estande, a afirmar que vai recorrer à justiça e a apontar para temas como fome e a insegurança alimentar.

O artigo é assinado por Rosângela Pezza Cintrão, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais sobre Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). A autora propõe que se reflita sobre a valorização dos produtos artesanais e da agricultura familiar em contraponto com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional presente na RDC nº 49/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).