Brasil
Acesso à Informação

Dados científicos em saúde e repositórios são tema do 2º Encontro Pré-Confoa

15/07/2017

Dando continuidade às atividades de mobilização para a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (8ª Confoa), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz) realizará o 2º Encontro Pré-Confoa, no dia 19 de julho. Desta vez, o tema será Dados científicos em saúde e repositórios. O encontro, que acontece às 13h30, na Biblioteca de Manguinhos, no Campus Fiocruz, terá como convidas as pesquisadoras Vanessa Arruda, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz, e Luana Sales, da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (CNEN).

Na primeira palestra, Vanessa Arruda abordará o tema Dados científicos em saúde: iniciativas de abertura e compartilhamento. Ela vai apresentar alguns resultados de sua pesquis tratando da identificação e análise das principais questões em debate sobre estes temas, como conceitos, definições, práticas e sua inserção no movimento da ciência aberta.

Em seguida, Luana Sales, do CNEN, conversará sobre Avaliação de repositórios de dados e pesquisa. Ela vai discutir como avaliar repositórios de dados, do ponto de vista do pesquisador, que quer depositar seus dados ou encontrar dados de outras fontes; e também considerando a perspectiva da instituição, que precisa mensurar a conformidade do seu repositório com as melhores práticas, tecnologias, padrões e metodologias, tendo em vista um grande número de parâmetros técnicos, gerenciais e organizacionais.

Os encontros Pré-Confoa acontecem duas vezes por mês até a realização da 8ª Conferência, em outubro, sempre abordando diferentes aspectos relacionados a temas de acesso aberto, a fim de mobilizar e disseminar a agenda nas unidades da Fiocruz.


Sobre as palestrantes

Vanessa Arruda: doutoranda em ciência da informação e mestre pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ). Especializou-se em gestão estratégica e qualidade pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e graduou-se em arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, é tecnologista em saúde pública na Fiocruz, atuando no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), na Vice-diretoria de gestão da qualidade, na área de gestão documental. Na Fiocruz participa da Secretaria Executiva da Comissão Permanente de Acesso à Informação, do Conselho Técnico do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda) e do grupo de trabalho em ciência aberta, vinculado ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs).

Luana Sales: é doutora em ciência da informação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), 2011-2014. Mestre em ciência da informação pelo convênio do mesmo Instituto com a Universidade Federal Fluminense (Ibict/UFF), 2004-2006. Graduou-se em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é analista em ciência e tecnologia na Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (CNEN), atuando como pesquisadora do Instituto de Engenharia Nuclear na linha de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atua também como professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ministrando disciplinas relacionadas à organização do conhecimento. Tem experiência na área de ciência da informação, com ênfase em organização e representação do conhecimento e recuperação de informações, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomias, ontologias, vocabulários controlados, tesauros, terminologia e software de tesauro. Tem interesse em tópicos ligados à comunicação científica, tecnologia de informação e gestão do conhecimento. Desenvolve pesquisas especificamente nas temáticas de e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, biblioteca digital, metadados, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS e objetos digitais.


Confira a programação dos Encontros Pré-Confoa

  • 19/7, às 13h30: Dados científicos em saúde e repositórios
  • 10/8, às 13h30: Gestão de conteúdos e CRIS
  • 23/8, às 13h30: Comunicação científica, integridade e acesso aberto
  • 20/9, às 9h: Dados abertos, ciência de dados e Cidacs
  • 28/9, às 9h e às 16h30 - Encontro NAAC's

Os encontros serão realizados no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no Campus Fiocruz.

​Inscrições através do seguinte link: http://eventos.icict.fiocruz.br

Observação: serão emitidos certificados aos participantes que realizarem sua inscrição prévia pelo link.


Fonte: André Bezerra (Icict/Fiocruz)